Trabalhadores(as) têxteis de Ipojuca decidem sobre acordo de turno na CITEPE

Assembleia avaliará qual proposta negociar com a empresa

Escrito por: CNTV CUT • Publicado em: 29/05/2013 - 19:59 Escrito por: CNTV CUT Publicado em: 29/05/2013 - 19:59

Neste 29 de maio, os trabalhadores e trabalhadoras têxteis da CITEPE reunem-se em assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem de Ipojuca/PE para decidir qual proposta de acordo de turno será levada a negociação com a empresa.

A decisão da categoria será defendida na mesa de negociação pelo Sindtextil-Ipojuca junto com a Federação Norte  e Nordeste dos Trabalhadores da Indústria Têxtil.

Conheça alguns argumentos sobre as propostas de turno:
 
“O turno 6x4 garante para o trabalhador um número maior de folga e uma maior reposição física das atividades
desenvolvidas por ele durante a semana de trabalho, garante mais emprego pois necessita de uma quantidade maior de funcionários, além dos adicionais financeiros que podem chegar a 88,5%. É uma luta que deve ser feita por todos os trabalhadores que trabalham em turno ininterrupto de trabalho, não é uma luta fácil, mas, com união da categoria não tenho dúvida que essa vitória será certa. E o mais importante é que, com essa proposta vamos unir todos os trabalhadores do complexo Petroquímico, numa luta pela jornada 6x4 em toda a planta, fazendo com que todos os trabalhadores se unam nessa luta...”
Geraldo Soares - Presidente do Sindicato da Borracha-PE
 
“O turno 6x2 com três turmas de oito horas e uma hora para intervalo de refeição é mais apropriado pois, garante ao trabalhador uma programação melhor da semana, podendo assim terminar em qual turno prefere realizar suas atividades pessoais, estudar por exemplo. O turno 6x2 garante para o trabalhador escolher o horário de turno que quer estudar pois ele sabe que aquele horário não estará trabalhando, além do desgaste físico que é bem menor que o turno 6x4, pois no 6x2 os horários são fixos é biologicamente menos prejudicial que a jornada de trabalho de revezamento...”
Elison Barbosa Ex- diretor do SINDTÊXTIL (atualmente funcionário da COMPESA)
 
“O turno 6x2 com os horários praticados hoje e com apenas trinta minutos de intervalo é mais interessante por que
prioriza o desenvolvimento econômico da empresa. Não precisa mais do que meia hora pra alimentação! Se a empresa cresce, podemos gerar emprego. Foi um grande avanço quando chegamos nesse consenso com o antigo sindicato, esperamos que os trabalhadores e Sindtêxtil – Ipojuca continue nos ajudando e aprove essa proposta que é boa para todos...”
Discurso dos patrões
 

Para entender a discussão, confira o boletim da entidade aqui

Título: Trabalhadores(as) têxteis de Ipojuca decidem sobre acordo de turno na CITEPE, Conteúdo: Neste 29 de maio, os trabalhadores e trabalhadoras têxteis da CITEPE reunem-se em assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem de Ipojuca/PE para decidir qual proposta de acordo de turno será levada a negociação com a empresa. A decisão da categoria será defendida na mesa de negociação pelo Sindtextil-Ipojuca junto com a Federação Norte  e Nordeste dos Trabalhadores da Indústria Têxtil. Conheça alguns argumentos sobre as propostas de turno:   “O turno 6x4 garante para o trabalhador um número maior de folga e uma maior reposição física das atividades desenvolvidas por ele durante a semana de trabalho, garante mais emprego pois necessita de uma quantidade maior de funcionários, além dos adicionais financeiros que podem chegar a 88,5%. É uma luta que deve ser feita por todos os trabalhadores que trabalham em turno ininterrupto de trabalho, não é uma luta fácil, mas, com união da categoria não tenho dúvida que essa vitória será certa. E o mais importante é que, com essa proposta vamos unir todos os trabalhadores do complexo Petroquímico, numa luta pela jornada 6x4 em toda a planta, fazendo com que todos os trabalhadores se unam nessa luta...” Geraldo Soares - Presidente do Sindicato da Borracha-PE   “O turno 6x2 com três turmas de oito horas e uma hora para intervalo de refeição é mais apropriado pois, garante ao trabalhador uma programação melhor da semana, podendo assim terminar em qual turno prefere realizar suas atividades pessoais, estudar por exemplo. O turno 6x2 garante para o trabalhador escolher o horário de turno que quer estudar pois ele sabe que aquele horário não estará trabalhando, além do desgaste físico que é bem menor que o turno 6x4, pois no 6x2 os horários são fixos é biologicamente menos prejudicial que a jornada de trabalho de revezamento...” Elison Barbosa Ex- diretor do SINDTÊXTIL (atualmente funcionário da COMPESA)   “O turno 6x2 com os horários praticados hoje e com apenas trinta minutos de intervalo é mais interessante por que prioriza o desenvolvimento econômico da empresa. Não precisa mais do que meia hora pra alimentação! Se a empresa cresce, podemos gerar emprego. Foi um grande avanço quando chegamos nesse consenso com o antigo sindicato, esperamos que os trabalhadores e Sindtêxtil – Ipojuca continue nos ajudando e aprove essa proposta que é boa para todos...” Discurso dos patrões   Para entender a discussão, confira o boletim da entidade aqui



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.