Ramo Vestuário da CUT debate organização frente multinacionais do setor

Dentre os principais desafios está o fortalecimento das Redes de Trabalhadores

Escrito por: Comunicação CNTV/CUT • Publicado em: 15/03/2016 - 10:45 Escrito por: Comunicação CNTV/CUT Publicado em: 15/03/2016 - 10:45

De 09 a 11 de março, em Recife/PE, a Confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT – CNTV, realizou o Seminário “Ação Frente as Empresas Multinacionais do Ramo Vestuário”, que teve como objetivo central debater a organização dos trabalhadores em empresas cujas matrizes se encontram em outros países.

 

O evento, coordenado pela presidenta da CNTV/CUT, Cida Trajano, contou com a participação dos presidentes das federações do setor têxtil que compõem o ramo vestuário cutista, do presidente da CUT/CE, Carlos Veras, e de sindicatos de base vindos de várias regiões do país.

 

Um dos debates realizados se refere à importância da construção das redes de trabalhadores em empresas multinacionais que operam no Brasil. Esta experiência já é uma realidade em alguns setores da indústria e tem apresentado resultados positivos que possibilitam a construção de pautas que busquem o nivelamento das condições de trabalho, independente da localização geográfica das unidades de uma multinacional. “Este Seminário é fundamental para fortalecer a política de atuação e construção das redes sindicais no ramo vestuário da CUT”, afirmou Trajano.

 

Keld Jakobsen, consultor de relações internacionais da CUT, avaliou que a união dos trabalhadores é fundamental para o enfrentamento e o combate à precarização nas relações de trabalho. “As redes são instrumentos muito importantes nesta luta”, concluiu.

 

Outros temas

O Seminário contou ainda com debates sobre a participação das mulheres nas entidades sindicais, discriminação racial e juventude. A secretária nacional de saúde do trabalhador da CUT, Madalena Margarida da Silva, falou da importância das mulheres ocuparem cada vez mais cargos de destaque nos sindicatos e nas estruturas de organização da classe trabalhadora. "A participação das mulheres nas tomadas de decisões das entidades sindicais irá fortalecer a luta e garantir a unidade de ação tão necessária para o sucesso das nossas pautas".

 

O Seminário fez parte do projeto “Ação Frente às Multinacionais na América Latina”, coordenado pelo Instituto Observatório Social em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira Filiados à CUT (CONTICOM) e CNTV. O projeto é apoiado pelo centro de formação DGB Bildungswerk (DGB BW), ligado à central sindical alemã DGB. Ocoordenador de responsabilidade social do Observatório Social, Hélio da Costa participou da atividade e avaliou de forma positiva os debates ocorridos durante o Seminário.           

Título: Ramo Vestuário da CUT debate organização frente multinacionais do setor, Conteúdo: De 09 a 11 de março, em Recife/PE, a Confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT – CNTV, realizou o Seminário “Ação Frente as Empresas Multinacionais do Ramo Vestuário”, que teve como objetivo central debater a organização dos trabalhadores em empresas cujas matrizes se encontram em outros países.   O evento, coordenado pela presidenta da CNTV/CUT, Cida Trajano, contou com a participação dos presidentes das federações do setor têxtil que compõem o ramo vestuário cutista, do presidente da CUT/CE, Carlos Veras, e de sindicatos de base vindos de várias regiões do país.   Um dos debates realizados se refere à importância da construção das redes de trabalhadores em empresas multinacionais que operam no Brasil. Esta experiência já é uma realidade em alguns setores da indústria e tem apresentado resultados positivos que possibilitam a construção de pautas que busquem o nivelamento das condições de trabalho, independente da localização geográfica das unidades de uma multinacional. “Este Seminário é fundamental para fortalecer a política de atuação e construção das redes sindicais no ramo vestuário da CUT”, afirmou Trajano.   Keld Jakobsen, consultor de relações internacionais da CUT, avaliou que a união dos trabalhadores é fundamental para o enfrentamento e o combate à precarização nas relações de trabalho. “As redes são instrumentos muito importantes nesta luta”, concluiu.   Outros temas O Seminário contou ainda com debates sobre a participação das mulheres nas entidades sindicais, discriminação racial e juventude. A secretária nacional de saúde do trabalhador da CUT, Madalena Margarida da Silva, falou da importância das mulheres ocuparem cada vez mais cargos de destaque nos sindicatos e nas estruturas de organização da classe trabalhadora. "A participação das mulheres nas tomadas de decisões das entidades sindicais irá fortalecer a luta e garantir a unidade de ação tão necessária para o sucesso das nossas pautas".   O Seminário fez parte do projeto “Ação Frente às Multinacionais na América Latina”, coordenado pelo Instituto Observatório Social em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira Filiados à CUT (CONTICOM) e CNTV. O projeto é apoiado pelo centro de formação DGB Bildungswerk (DGB BW), ligado à central sindical alemã DGB. Ocoordenador de responsabilidade social do Observatório Social, Hélio da Costa participou da atividade e avaliou de forma positiva os debates ocorridos durante o Seminário.           



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.