Jovens do ramo vestuário participam do Encontro de Juventude do Macrossetor da Indústria

Juventude e questões raciais marcam encontro

Escrito por: Josenildo Melo (Assessoria CNTV) e João Andrade (Comunicação CNTV) • Publicado em: 27/10/2015 - 18:54 Escrito por: Josenildo Melo (Assessoria CNTV) e João Andrade (Comunicação CNTV) Publicado em: 27/10/2015 - 18:54

 

O Macrossetor da indústria da CUT, organização que  integra as confederações CUTistas dos  trabalhadores das indústrias químicas, vestuários, construção civil e madeira, metalúrgica e alimentação, realizou  um encontro de juventude com a participação de mais de 50 jovens ligados às entidades associadas. 

 

A atividade aconteceu de 22 a 24 de outubro,  na cidade de Salvador/BA, e abordou o tema “A juventude do Macrossetor da Indústria da CUT pela promoção da igualdade racial” e contou com a participação de nove jovens ligados ao ramo vestuário. A Presidenta da CNTV/CUT, Cida Trajano, participou do evento que foi realizado em parceria com a AFL-CIO Solidarity Center, uma entidade internacional, sediada nos Estados Unidos, que apoia diversas ações sindicais no Brasil.

“Capacitar e preparar a juventude para o movimento sindical é fundamental no fortalecimento dos sindicatos e na luta dos trabalhadores, pois são os jovens que vão assumir as organizações e as lutas sindicais.”, afirmou Trajano durante a abertura do Encontro.

 

Os participantes discutiram também o preconceito e as formas de discriminação contra jovens trabalhadores e trabalhadoras negras(os)  e  debateram os impactos da redução da maioridade penal para a juventude brasileira.  Outro tema bastante debatido foi o engajamento da juventude nas lutas de classe, seja no campo sindical ou social. Experiências de organização e atuação nos movimentos nacionais e internacionais também tiveram espaço garantido na programação.

 

Para o Secretário de Juventude da CNTV-CUT, Rogério Tolentino, “o Encontro contribuiu para que os jovens tenham mais conhecimento sobre o mundo do trabalho e sobre os sindicatos, o que ajuda a melhorar a intervenção da juventude no mundo sindical”. Um dos resultados do Encontro foi a sistematização da política de juventude do Macrossetor da Indústria da CUT, uma experiência a ser compartilhada com os demais macrossetores ligados à Central Única dos Trabalhadores.

Título: Jovens do ramo vestuário participam do Encontro de Juventude do Macrossetor da Indústria, Conteúdo:   O Macrossetor da indústria da CUT, organização que  integra as confederações CUTistas dos  trabalhadores das indústrias químicas, vestuários, construção civil e madeira, metalúrgica e alimentação, realizou  um encontro de juventude com a participação de mais de 50 jovens ligados às entidades associadas.    A atividade aconteceu de 22 a 24 de outubro,  na cidade de Salvador/BA, e abordou o tema “A juventude do Macrossetor da Indústria da CUT pela promoção da igualdade racial” e contou com a participação de nove jovens ligados ao ramo vestuário. A Presidenta da CNTV/CUT, Cida Trajano, participou do evento que foi realizado em parceria com a AFL-CIO Solidarity Center, uma entidade internacional, sediada nos Estados Unidos, que apoia diversas ações sindicais no Brasil. “Capacitar e preparar a juventude para o movimento sindical é fundamental no fortalecimento dos sindicatos e na luta dos trabalhadores, pois são os jovens que vão assumir as organizações e as lutas sindicais.”, afirmou Trajano durante a abertura do Encontro.   Os participantes discutiram também o preconceito e as formas de discriminação contra jovens trabalhadores e trabalhadoras negras(os)  e  debateram os impactos da redução da maioridade penal para a juventude brasileira.  Outro tema bastante debatido foi o engajamento da juventude nas lutas de classe, seja no campo sindical ou social. Experiências de organização e atuação nos movimentos nacionais e internacionais também tiveram espaço garantido na programação.   Para o Secretário de Juventude da CNTV-CUT, Rogério Tolentino, “o Encontro contribuiu para que os jovens tenham mais conhecimento sobre o mundo do trabalho e sobre os sindicatos, o que ajuda a melhorar a intervenção da juventude no mundo sindical”. Um dos resultados do Encontro foi a sistematização da política de juventude do Macrossetor da Indústria da CUT, uma experiência a ser compartilhada com os demais macrossetores ligados à Central Única dos Trabalhadores.



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.