Federação do Sul realiza seminário de planejamento da Campanha Salarial Unificada

Atividade foi realizada no dia 24 de junho, em Sapiranga, com a participação de todos os sindicatos que fazem parte da Federação Democrática dos Sapateiros

Escrito por: CNTV CUT • Publicado em: 27/06/2013 - 16:16 Escrito por: CNTV CUT Publicado em: 27/06/2013 - 16:16

Seminário de Planejamento da Campanha Salarial Unificada 2013

No dia 24 de junho, em Sapiranga, foi realizo o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial Unificada 2013, organizada pela Federação Democrática dos Sapateiros do RS, com a participação de todos os Sindicatos que fazem parte da Federação.

Os trabalhos foram iniciados, na parte da manhã, com debates sobre conjuntura nacional e estadual, apresentadas pelo presidente da CUT/RS Claudir Nespolo, o Vice-presidente da CNTV e presidente da Federação, João Batista da Silva e CUT/VS, Amauri Shor. O presidente da Central Única dos Trabalhadores, ao falar sobre conjuntura nacional, lembrou que os desafios para o Brasil são grandes, porém a organização dos trabalhadores deverá soar mais alto. Ele lembrou também que é preciso colocar na pauta das reivindicações salariais, as bandeiras de lutas da Central, que buscam um Brasil mais justo e igualitário pra todos.

O presidente da Federação, que também representou a CNTV, João Batista da Silva, chamou atenção para o fato de que os empresários sempre ganham isenção fiscal e incentivos, e no entanto, para os trabalhadores esse incentivos acabam não aparecendo, “ Precisamos reverter essa lógica, onde, para os empresários sobram incentivos e benefícios, enquanto os trabalhadores enfrentam condições de precarização nos locais de trabalho, com doenças ocupacionais e mutilações”, frizou.

Ainda foram debatidos temas, como, a mão de obra dos imigrantes haitianos e bolivianos, a questão da terceirização a exportação e as grandes fortunas do Brasil.

Estudo do Dieese
Ainda na parte da manhã, o Departamento Intersindical de Estudo e Estatísticas Sócio Econômico – Dieese, apresentou um amplo estudo com desempenho do setor, ass condições internas e externas e os ganhos da categoria nos últimos anos.

Confira aqui o estudo

Pautas unificadas que serão defendidas pelos sindicatos

Na parte da tarde, após debates sobre vários pontos referentes a campanha salarial, foram votadas algumas pautas que deverão ser levadas para as base de cada sindicatos e apresentadas em assembléia e, se aprovadas, estarão na pauta de reivindicações dos sindicatos. 

Pautas votadas no seminário:

  • Convenção 158
  • PLR 
  • Fim dos acidentes de trabalho 
  • Licença maternidade de 180 dias 
  • Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais 
  • Redução de 6% no valor do transporte 
  • Auxilio educação 
  • PPP nas empresas com mais de 10 funcionários
  • Reajuste salarial do INPC + 5% 


Também foram definidas estratégias de lutas e formas de mobilização. Ficou definido que na próxima reunião da Federação que acontecerá no dia 8 de julho, será avaliado os encaminhamentos iniciais da campanha salarial. 

Fonte: Federação Democrática dos Sapateiros do Rio Grande do Sul 

Título: Federação do Sul realiza seminário de planejamento da Campanha Salarial Unificada, Conteúdo: Seminário de Planejamento da Campanha Salarial Unificada 2013 No dia 24 de junho, em Sapiranga, foi realizo o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial Unificada 2013, organizada pela Federação Democrática dos Sapateiros do RS, com a participação de todos os Sindicatos que fazem parte da Federação. Os trabalhos foram iniciados, na parte da manhã, com debates sobre conjuntura nacional e estadual, apresentadas pelo presidente da CUT/RS Claudir Nespolo, o Vice-presidente da CNTV e presidente da Federação, João Batista da Silva e CUT/VS, Amauri Shor. O presidente da Central Única dos Trabalhadores, ao falar sobre conjuntura nacional, lembrou que os desafios para o Brasil são grandes, porém a organização dos trabalhadores deverá soar mais alto. Ele lembrou também que é preciso colocar na pauta das reivindicações salariais, as bandeiras de lutas da Central, que buscam um Brasil mais justo e igualitário pra todos. O presidente da Federação, que também representou a CNTV, João Batista da Silva, chamou atenção para o fato de que os empresários sempre ganham isenção fiscal e incentivos, e no entanto, para os trabalhadores esse incentivos acabam não aparecendo, “ Precisamos reverter essa lógica, onde, para os empresários sobram incentivos e benefícios, enquanto os trabalhadores enfrentam condições de precarização nos locais de trabalho, com doenças ocupacionais e mutilações”, frizou. Ainda foram debatidos temas, como, a mão de obra dos imigrantes haitianos e bolivianos, a questão da terceirização a exportação e as grandes fortunas do Brasil. Estudo do Dieese Ainda na parte da manhã, o Departamento Intersindical de Estudo e Estatísticas Sócio Econômico – Dieese, apresentou um amplo estudo com desempenho do setor, ass condições internas e externas e os ganhos da categoria nos últimos anos. Confira aqui o estudo Pautas unificadas que serão defendidas pelos sindicatos Na parte da tarde, após debates sobre vários pontos referentes a campanha salarial, foram votadas algumas pautas que deverão ser levadas para as base de cada sindicatos e apresentadas em assembléia e, se aprovadas, estarão na pauta de reivindicações dos sindicatos. Pautas votadas no seminário: Convenção 158 PLR  Fim dos acidentes de trabalho  Licença maternidade de 180 dias  Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais  Redução de 6% no valor do transporte  Auxilio educação  PPP nas empresas com mais de 10 funcionários Reajuste salarial do INPC + 5%  Também foram definidas estratégias de lutas e formas de mobilização. Ficou definido que na próxima reunião da Federação que acontecerá no dia 8 de julho, será avaliado os encaminhamentos iniciais da campanha salarial.  Fonte: Federação Democrática dos Sapateiros do Rio Grande do Sul 



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.