Com dirigentes do Macrossetor da Indústria da CUT, presidenta da CNTV participa de Congresso de Trabalhadores no Chile

Presidente da CNTV integrou delegação composta por lideranças da CNM, Conticom e CNQ

Escrito por: CNTV • Publicado em: 12/12/2014 - 12:32 Escrito por: CNTV Publicado em: 12/12/2014 - 12:32

A presidente da CNTV-CUT, Cida Trajano,  participou  do 8º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, da Indústria e Serviços do Chile (Constramet) que foi realizado em Santiago, Chile, e reuniu 150 delegados e delegadas e convidados do Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, México e França. 

Cida foi junto com a delegação brasileira dos presidentes do Macrossetor Indústria da CUT, que contou com a presença de Paulo Cayres, presidentes da CNM, Claudio Gomes, da Conticom e Lu Varjão, da CNQ. Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC, não pode comparecer por problemas de agenda. 
O Chile está passando por um processo de formação de um Sindicato Único da Indústria. A presidenta da CNTV conta que por não existir uma lei de trabalho consolidada no Chile, podem existir vários sindicatos em uma mesma empresa, o que torna o movimento sindical muito fragmentado. 
Mas Cida reforça que apesar de bem diferente da realidade de organização no Brasil, os problemas como a precarização via terceirização, subcontratação, desrespeito a legislação trabalhista são os mesmos, assim como os desafios de unidade sindical e da luta pela criação de uma lei que fortaleça cada vez mais o direito dos trabalhadores. 

Título: Com dirigentes do Macrossetor da Indústria da CUT, presidenta da CNTV participa de Congresso de Trabalhadores no Chile, Conteúdo: A presidente da CNTV-CUT, Cida Trajano,  participou  do 8º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, da Indústria e Serviços do Chile (Constramet) que foi realizado em Santiago, Chile, e reuniu 150 delegados e delegadas e convidados do Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, México e França.  Cida foi junto com a delegação brasileira dos presidentes do Macrossetor Indústria da CUT, que contou com a presença de Paulo Cayres, presidentes da CNM, Claudio Gomes, da Conticom e Lu Varjão, da CNQ. Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC, não pode comparecer por problemas de agenda. O Chile está passando por um processo de formação de um Sindicato Único da Indústria. A presidenta da CNTV conta que por não existir uma lei de trabalho consolidada no Chile, podem existir vários sindicatos em uma mesma empresa, o que torna o movimento sindical muito fragmentado. Mas Cida reforça que apesar de bem diferente da realidade de organização no Brasil, os problemas como a precarização via terceirização, subcontratação, desrespeito a legislação trabalhista são os mesmos, assim como os desafios de unidade sindical e da luta pela criação de uma lei que fortaleça cada vez mais o direito dos trabalhadores. 



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.