Campanha 2012: sapateiros do RS conquistam 7,5% de reajuste salarial

Trabalhadores se mobilizaram e obtiveram conquistas importantes, com aumento real de até 5,35%

Escrito por: • Publicado em: 10/09/2012 - 18:29 Escrito por: Publicado em: 10/09/2012 - 18:29

A Campanha Salarial 2012 dos Sapateiros do Rio Grande do Sul chega ao fim com a conquista de aumento real nos salários de até 2,14%, dada a inflação acumulada do período de 5,36% (INPC).

Os trabalhadores de Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Rolantes, Riozinho e Venâncio Aires conquistaram um reajuste de 7,5%, com 2,3% de aumento real. “Colocamos como meta no começo da campanha, não aceitar em nenhum município, menos de 7,5% e até agora conseguimos”, afirmou o presidente da Federação Democrática dos Sapateiros do RS, Antônio Guntzel.
Em Sapiranga, o reajuste acordado foi de 8,25% e em Nova Hartz, de 11%. Todos os sapateiros que trabalham em outras cidades, mas que haja fábrica em Nova Hartz, também ganhará os 11%. Em Ivoti as negociações fecharam com 7% de reajuste, o que equivalente a aumento real de 1,64%.

Fruto da mobilização
“De um modo geral, a campanha foi bastante positiva. Os trabalhadores de Nova Hartz pararam por cinco dias, só voltaram ao trabalho quando conseguiram o reajuste reivindicado”, explicou o dirigente. Para ele, o único ponto negativo foi a falta de discussão referente às cláusulas sociais: “toda a negociação foi focada apenas no reajuste salarial.”

A campanha salarial da categoria foi lançada no dia 27 de julho, com uma caminhada pelas ruas do centro de Novo Hamburgo, cidade referência para o setor calçadista. Neste dia, os sapateiros entregaram a pauta de reivindicações no Sindicato das Indústrias do Calçados de Novo Hamburgo e na Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

Com informações de CUT-RS
 

Título: Campanha 2012: sapateiros do RS conquistam 7,5% de reajuste salarial, Conteúdo: A Campanha Salarial 2012 dos Sapateiros do Rio Grande do Sul chega ao fim com a conquista de aumento real nos salários de até 2,14%, dada a inflação acumulada do período de 5,36% (INPC). Os trabalhadores de Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Rolantes, Riozinho e Venâncio Aires conquistaram um reajuste de 7,5%, com 2,3% de aumento real. “Colocamos como meta no começo da campanha, não aceitar em nenhum município, menos de 7,5% e até agora conseguimos”, afirmou o presidente da Federação Democrática dos Sapateiros do RS, Antônio Guntzel. Em Sapiranga, o reajuste acordado foi de 8,25% e em Nova Hartz, de 11%. Todos os sapateiros que trabalham em outras cidades, mas que haja fábrica em Nova Hartz, também ganhará os 11%. Em Ivoti as negociações fecharam com 7% de reajuste, o que equivalente a aumento real de 1,64%. Fruto da mobilização “De um modo geral, a campanha foi bastante positiva. Os trabalhadores de Nova Hartz pararam por cinco dias, só voltaram ao trabalho quando conseguiram o reajuste reivindicado”, explicou o dirigente. Para ele, o único ponto negativo foi a falta de discussão referente às cláusulas sociais: “toda a negociação foi focada apenas no reajuste salarial.” A campanha salarial da categoria foi lançada no dia 27 de julho, com uma caminhada pelas ruas do centro de Novo Hamburgo, cidade referência para o setor calçadista. Neste dia, os sapateiros entregaram a pauta de reivindicações no Sindicato das Indústrias do Calçados de Novo Hamburgo e na Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Com informações de CUT-RS  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.