RS: Vestuários e Químicos debatem caminhos para unificação

Debate ocorreu nesta segunda-feira, 20, na sede da Federação Democrática dos Sapateiros do RS

Escrito por: Redação Federação Democrática dos Sapateiros do RS • Publicado em: 21/05/2019 - 20:27 • Última modificação: 21/05/2019 - 21:17 Escrito por: Redação Federação Democrática dos Sapateiros do RS Publicado em: 21/05/2019 - 20:27 Última modificação: 21/05/2019 - 21:17

Bruna Chilanti Cordeiro

Texto: Bruna Chilanti Cordeiro

Sapiranga: No dia 20 de maio, ocorreram importantes debates sobre dos ramos do vestuário e químico da CUT, na sede da Federação dos Sapateiros RS, em Sapiranga. O evento contou com a presença de diversas categorias, como sapateiros, petroquímicos, petroleiros e papeleiros. Além disso, houve participação via conferência on-line da presidenta da Confederação Nacional do Ramo do Vestuário (CNTRV), Cida Trajano, e da presidenta da Confederação Nacional dos Químicos, Lucineide Varjão.

Para Cida, a atual conjuntura do país encaminhou ambas as categorias para a unificação, com um consenso e aprovação geral. “A nossa união traz vontade política, resistência e experiência para sobrepor o atual governo. Parabenizo a Federação dos Sapateiros RS pela iniciativa em promover este debate e que seja replicado às demais localidades”, afirma a presidenta da CNTRV. Lu Varjão, da CNQ, ressalta que o mundo caminha para a unificação. “Nos congressos realizados pelas confederações, percebemos a necessidade da junção para fortalecer a luta em defesa da classe trabalhadora. Vamos debater ações de implementação, pois dependemos uns dos outros. Essa união é fundamental”, finaliza ela.

Os participantes do seminário fizeram questionamentos e colocações sobre suas rotinas, erros e acertos, propondo soluções e estratégias para a fortificação do movimento sindical. O presidente da Federação dos Sapateiros, João Batista Xavier, afirma que esse passo é fundamental para um novo modelo de representação sindical. “É unificando na política que daremos um grande passo para o enfrentamento contra a retirada de direitos”, afirma Batista.

Amanhã (21) seguem as temáticas durante todo o dia, como o enfrentamento ao racismo no trabalho e na sociedade e construção de cláusulas com tema racial para acordos e convenções coletivas. Além disso, durante a tarde, a juventude toma lugar trazendo debates sobre os desafios da participação e inserção da juventude nos sindicatos, e, por fim, avaliação e encerramento do seminário.

 

Título: RS: Vestuários e Químicos debatem caminhos para unificação, Conteúdo: Texto: Bruna Chilanti Cordeiro Sapiranga: No dia 20 de maio, ocorreram importantes debates sobre dos ramos do vestuário e químico da CUT, na sede da Federação dos Sapateiros RS, em Sapiranga. O evento contou com a presença de diversas categorias, como sapateiros, petroquímicos, petroleiros e papeleiros. Além disso, houve participação via conferência on-line da presidenta da Confederação Nacional do Ramo do Vestuário (CNTRV), Cida Trajano, e da presidenta da Confederação Nacional dos Químicos, Lucineide Varjão. Para Cida, a atual conjuntura do país encaminhou ambas as categorias para a unificação, com um consenso e aprovação geral. “A nossa união traz vontade política, resistência e experiência para sobrepor o atual governo. Parabenizo a Federação dos Sapateiros RS pela iniciativa em promover este debate e que seja replicado às demais localidades”, afirma a presidenta da CNTRV. Lu Varjão, da CNQ, ressalta que o mundo caminha para a unificação. “Nos congressos realizados pelas confederações, percebemos a necessidade da junção para fortalecer a luta em defesa da classe trabalhadora. Vamos debater ações de implementação, pois dependemos uns dos outros. Essa união é fundamental”, finaliza ela. Os participantes do seminário fizeram questionamentos e colocações sobre suas rotinas, erros e acertos, propondo soluções e estratégias para a fortificação do movimento sindical. O presidente da Federação dos Sapateiros, João Batista Xavier, afirma que esse passo é fundamental para um novo modelo de representação sindical. “É unificando na política que daremos um grande passo para o enfrentamento contra a retirada de direitos”, afirma Batista. Amanhã (21) seguem as temáticas durante todo o dia, como o enfrentamento ao racismo no trabalho e na sociedade e construção de cláusulas com tema racial para acordos e convenções coletivas. Além disso, durante a tarde, a juventude toma lugar trazendo debates sobre os desafios da participação e inserção da juventude nos sindicatos, e, por fim, avaliação e encerramento do seminário.  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.