Conferência do Macrossetor Indústria da CUT debate reindustrialização no Brasil

Evento em SP que antecedeu o 14º CONCUT reuniu sindicalistas do ramo industrial cutista e representantes do governo federal

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 20/10/2023 - 16:58 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 20/10/2023 - 16:58

Divulgação

A 1ª Conferência Nacional Macrossetor da Indústria da CUT foi realizada nesta quinta-feira (19), em São Paulo, com a presença de dirigentes sindicais do ramo industrial cutista e representantes do governo federal para debater os rumos da reindustrialização brasileira e avanços no modelo de organização sindical dos trabalhadores e trabalhadoras. .

O evento, que antecedeu o 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), teve em sua pauta de debates a proposta de criação de uma confederação que represente os seis ramos de trabalhadores industriais cutistas (metalúrgicos, construção, vestuário, alimentação, químicos e energia).

Diálogo com o governo federal

A mesa da Conferência contou, pelo lado do governo, com a presença via teleconferência da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, e de representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), órgão responsável pela elaboração da nova política industrial do país.

Pelo lado dos trabalhadores, destaque para a participação dos presidentes das confederações de ramos industriais cutistas, como Geralcino Teixeira (CNQ), Loricardo Oliveira (CNM), Cláudio Gomes (CONTICOM), Nelson Morelli (CONTAC), Carlos Alberto Alves (Sinergia CUT) e Aroaldo Oliveira (IndustriALL Brasil).

A abertura dos trabalhos ficou a cargo Cida Trajano, coordenadora do Macrossetor Indústria da CUT e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV), e de Aparecido Donizeti, secretário-geral nacional da CUT.

A Conferência também realizou painel com o diagnóstico nacional da indústria e propostas do macrossetor. A apresentação ficou a cargo de Fausto Augusto Junior, diretor-técnico do DIEESE, e Rafael Marques, presidente do TID Brasil.

 

Mesa de abertura da ConferênciaMesa de abertura da Conferência

Evento contou com participação de diversos dirigentes do ramo vestuário da CUTEvento contou com participação de diversos dirigentes do ramo vestuário da CUT

Título: Conferência do Macrossetor Indústria da CUT debate reindustrialização no Brasil, Conteúdo: A 1ª Conferência Nacional Macrossetor da Indústria da CUT foi realizada nesta quinta-feira (19), em São Paulo, com a presença de dirigentes sindicais do ramo industrial cutista e representantes do governo federal para debater os rumos da reindustrialização brasileira e avanços no modelo de organização sindical dos trabalhadores e trabalhadoras. . O evento, que antecedeu o 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), teve em sua pauta de debates a proposta de criação de uma confederação que represente os seis ramos de trabalhadores industriais cutistas (metalúrgicos, construção, vestuário, alimentação, químicos e energia). Diálogo com o governo federal A mesa da Conferência contou, pelo lado do governo, com a presença via teleconferência da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, e de representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), órgão responsável pela elaboração da nova política industrial do país. Pelo lado dos trabalhadores, destaque para a participação dos presidentes das confederações de ramos industriais cutistas, como Geralcino Teixeira (CNQ), Loricardo Oliveira (CNM), Cláudio Gomes (CONTICOM), Nelson Morelli (CONTAC), Carlos Alberto Alves (Sinergia CUT) e Aroaldo Oliveira (IndustriALL Brasil). A abertura dos trabalhos ficou a cargo Cida Trajano, coordenadora do Macrossetor Indústria da CUT e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV), e de Aparecido Donizeti, secretário-geral nacional da CUT. A Conferência também realizou painel com o diagnóstico nacional da indústria e propostas do macrossetor. A apresentação ficou a cargo de Fausto Augusto Junior, diretor-técnico do DIEESE, e Rafael Marques, presidente do TID Brasil.  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.