Presença das mulheres marca novas direções em sindicatos filiados à CNTRV

Vestuários da região de Pouso Alegre e Calçadistas de Jaú tiveram novas direções empossadas na última semana. Em Colatina, trabalhadores do Vestuário também elegeram nova diretoria do SINTIVEST

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 23/10/2019 - 20:34 • Última modificação: 25/10/2019 - 17:15 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 23/10/2019 - 20:34 Última modificação: 25/10/2019 - 17:15

Diego Orejuela Cida Trajano sauda nova direção dos Sindicato dos Calçadistas de Jaú

     Na última semana,  duas direções sindicais do ramo vestuário da CUT tomaram posse em um novo mandato. Os calçadistas de Jaú (SP) e os vestuários da região de Pouso Alegre (MG) contam com novas diretorias em seus sindicatos.

    Já em Colatina (ES), a Chapa 1, apoiada pela CNTRV, foi eleita para uma nova gestão que terá início em dezembro desse ano.  Teany Moreira foi reeleita presidenta da entidade.  “Lutar pela manutenção dos poucos direitos que nos restam, inclusive na Convenção Coletiva de Trabalho, é um dos maiores desafios dessa nova direção. Está cada dia mais difícil, mas a luta é diária e com ajuda de toda categoria iremos vencer”, aponta Teany.

Dirigentes mulheres


    Nas três eleições relatadas nessa matéria, o número de mulheres nas direções é algo a se destacar. Em Colatina, de um total de 19 membros, 13 são mulheres. Já em Pouso Alegre, 9 dos 14 cargos são ocupados por elas. Em Jaú, são 7 numa direção formada por 18 membros.

Segundo levantamento feito pelo Dieese, cerca de 49% das vagas nas indústrias de calçados de Jaú são ocupadas por mulheres. “Nossa meta é aumentar para pelo menos 50% a representação feminina na próxima gestão”, projeta Miro Jacintho, que inicia seu segundo mandato como presidente.

Empoderamento

Outro dado importante é o fato de muitas delas ocuparem cargos executivos. “É muito gratificante assistir o aumento de mulheres empoderadas em nossos sindicatos. Existem setores do ramo vestuário em que a grande maioria da base é formada por mulheres e nem sempre elas têm a mesma representatividade nas direções dos sindicatos”, avalia Cida Trajano, presidenta da CNTRV.

Formação

    Trajano destaca ainda a importância de projetos desenvolvidos pela Confederação voltados à formação e qualificação das mulheres sindicalistas. “Para que mais mulheres ocupem cargos onde as decisões são tomadas é fundamental que as entidades possibilitem oportunidades para a formação de quadros femininos. A igualdade de gênero é um desafio também nas direções sindicais”, ressaltou.

Juventude

    Em Jaú, cresceu também o número de dirigentes jovens. Segundo dados do DIEESE, a base calçadista de Jáu é formada por 37% de trabalhadores/as com até 30 anos.

    "Vamos iniciar nosso segundo mandato com maior representação da juventude na direção e acreditamos que isso seja refletido na organização e sindicalização dos trabalhadores e trabalhadoras mais jovens. Em nossa posse, lançamos um Plano de Formação Sindical que contempla debates específicos envolvendo a juventude”, contou Miro Jacintho.

Posse da nova diretoria do Sindicato dos Calçadistas de Jaú. Posse da nova diretoria do Sindicato dos Calçadistas de Jaú.

Posse da nova diretoria do SINDICAVESPARPosse da nova diretoria do SINDICAVESPAR

Nova direção do SINTIVEST Colatina e RegiãoNova direção do SINTIVEST Colatina e Região

Título: Presença das mulheres marca novas direções em sindicatos filiados à CNTRV, Conteúdo:      Na última semana,  duas direções sindicais do ramo vestuário da CUT tomaram posse em um novo mandato. Os calçadistas de Jaú (SP) e os vestuários da região de Pouso Alegre (MG) contam com novas diretorias em seus sindicatos.     Já em Colatina (ES), a Chapa 1, apoiada pela CNTRV, foi eleita para uma nova gestão que terá início em dezembro desse ano.  Teany Moreira foi reeleita presidenta da entidade.  “Lutar pela manutenção dos poucos direitos que nos restam, inclusive na Convenção Coletiva de Trabalho, é um dos maiores desafios dessa nova direção. Está cada dia mais difícil, mas a luta é diária e com ajuda de toda categoria iremos vencer”, aponta Teany. Dirigentes mulheres     Nas três eleições relatadas nessa matéria, o número de mulheres nas direções é algo a se destacar. Em Colatina, de um total de 19 membros, 13 são mulheres. Já em Pouso Alegre, 9 dos 14 cargos são ocupados por elas. Em Jaú, são 7 numa direção formada por 18 membros. Segundo levantamento feito pelo Dieese, cerca de 49% das vagas nas indústrias de calçados de Jaú são ocupadas por mulheres. “Nossa meta é aumentar para pelo menos 50% a representação feminina na próxima gestão”, projeta Miro Jacintho, que inicia seu segundo mandato como presidente. Empoderamento Outro dado importante é o fato de muitas delas ocuparem cargos executivos. “É muito gratificante assistir o aumento de mulheres empoderadas em nossos sindicatos. Existem setores do ramo vestuário em que a grande maioria da base é formada por mulheres e nem sempre elas têm a mesma representatividade nas direções dos sindicatos”, avalia Cida Trajano, presidenta da CNTRV. Formação     Trajano destaca ainda a importância de projetos desenvolvidos pela Confederação voltados à formação e qualificação das mulheres sindicalistas. “Para que mais mulheres ocupem cargos onde as decisões são tomadas é fundamental que as entidades possibilitem oportunidades para a formação de quadros femininos. A igualdade de gênero é um desafio também nas direções sindicais”, ressaltou. Juventude     Em Jaú, cresceu também o número de dirigentes jovens. Segundo dados do DIEESE, a base calçadista de Jáu é formada por 37% de trabalhadores/as com até 30 anos.     Vamos iniciar nosso segundo mandato com maior representação da juventude na direção e acreditamos que isso seja refletido na organização e sindicalização dos trabalhadores e trabalhadoras mais jovens. Em nossa posse, lançamos um Plano de Formação Sindical que contempla debates específicos envolvendo a juventude”, contou Miro Jacintho.



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.