8 de março: a luta das mulheres será nas ruas do país

Mulheres estarão nas ruas em todas capitais do Brasil contra Reforma da Previdência nesta quarta

Escrito por: CUT • Publicado em: 08/03/2017 - 06:44 Escrito por: CUT Publicado em: 08/03/2017 - 06:44

Divulgação

A CUT, em parceria com entidades dos movimentos sindical e feminista, realiza, nesta quarta-feira (8), a mobilização nacional das mulheres em defesa da aposentadoria, contra a Reforma da Previdência, pelo fim da violência de gênero e pela legalização e descriminalização do aborto. 

Com o lema “Aposentadoria fica , Reforma Sai”, as manifestações acontecerão em todas as capitais do país e em diversas cidades. O ato nacional acontecerá na capital paulista. A secretária nacional da Mulher Trabalhadora, Junéia Martins Batista, explica como será a programação.

“A CUT realizará a assembleia das Trabalhadoras em frente ao prédio do INSS no Viaduto Santa Efigênia, das 13h30 às 15h. Ao final sairemos em caminhada para a Praça da Sé onde nos somaremos ao ato unificado das mulheres a partir das 17h”, conta a dirigente CUTista.

A CUT também participa das assembleias do SINPEEM (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo) e APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) que serão realizadas para impulsionar o Dia Nacional de Paralisação, que será realizado no próximo dia 15 de março contra o desmonte da previdência.

Mobilização Nacional nos Estados

Acre
Horário: 7h – Local: Praça da Revolução  , Rio Branco

Alagoas
Horário: 08h - Local: Calçadão do Comércio - Antigo produban

Amapá
Ato unificado dos sindicatos a partir das 17h - no Bola da Suframa

Amazonas
Horário: 5h-  No polo Industrial
09 as 17 – Praça da Saudade
18hs – Assembleia/ Debate sobre Reforma da Previdência

Bahia
Horário: A partir das 14h - Local: Campo Grande, se encontrarão com outras mulheres na Praça Municipal e o encerramento será na sede do INSS, no centro de Salvador

Ceará
Horário 8h - Local: Praça da Imprensa

Distrito Federal
Horário 16h – Local: Museu Nacional da República
Horário 17h – As mulheres seguirão em marcha rumo à Praça dos Três Poderes

Espírito Santo
Horário: 8h – Local: Concentração na Praça 8, caminhada até a sede do INSS em Vitória

Goiás
Horário: 9h – Local: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Em seguida, caminhada com trabalhadores do campo e servidores municipais)

Maranhão
Horário: a partir de 5h – Local: Ponte dos Mosquitos
Horário: a partir de 15h –  Local: Praça Deodoro

Mato Grosso
Horário: 8h – Local: Ato com MST no Ginásio Esportivo do Quilombo

Mato Grosso do Sul
Horário: 8h – Local: Na sede do Sintracom, no centro. (Caminhada até a sede do INSS)

Minas Gerais
Horário: dia 07 às 8h – Local: Assembleia Legislativa (Oficina e audiência pública preparatórias do Dia Internacional de Luta das mulheres)
Horário: às 16h – Local: Praça da Assembleia Legislativa  (Ato Unificado do dia 8 de Março)

Paraíba
Horário: 7h – Local: Ponto de Cem Réis (Parada Internacional das Mulheres na Paraíba)
Horário: 11h – Local: Praça dos Três Poderes (Ato político – cultural)
Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, realizada pelo Polo da Borborema, com apoio da CUT e dos movimentos de mulheres e sociais. Em 2017, a oitava edição da mostra ocorre em Alagoa Nova (PB). Saída: às 10h, pela Rua João Pessoa, com destino à Praça João Pessoa, próximo à Igreja Matriz de Santa Ana, no Centro.

Pará
Horário: 8h - Local Largo do Redondo (Avenida Nazaré esquina com Quintino)
Mulheres contra a Reforma da Previdência - Horário: 8h - Local: Largo do Redondo, Belém

Paraná
Horário: Ato às 15h -
Local: Prédio do INSS, na Praça Santos Andrade, s/n, Centro. Curitiba.
Manifestações das mulheres do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) contra a Reforma da Previdência (PEC 287) vão ocorrer em Curitiba, Cascavel e Maringa, a partir das 8h, em frente às agências do INSS nessas cidades.

Pernambuco
Horário: 9h – Local: CNTE/CUT  (Teatro Boa Vista, Rua Dom Bosco Debate sobre a reforma da previdência e os impactos na vida das mulheres)
Horário: 14h30 – Local: Parque 13 de Maio (Rodas de diálogo, feirinha de artesanato e batucada feminista )
Horário: 16h20 – Local: Avenida Conde da Boa Vista/Recife (Marcha das Mulheres até a Praça da Democracia/Derby 18h30)

Piauí
Horário: 8h - Local: Praça do Fripisa, com caminhada até o INSS. (Ato publico contra a Reforma da Previdência "Nem um direito a menos")

Rio Grande do Sul
5h30: Concentração na Ponte do Guaíba e marcha até o Centro Histórico
8h30: Ato público na agência do INSS – Local: Travessa Mário Cinco de Paus, 20, Centro Histórico
10h: Seminário “O Impacto da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres”, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa
12h: Ato em apoio à Ocupação Mirabal – Rua Duque de Caxias, 380 – Centro Histórico
13h30: Ato Cultural no Largo Glênio Peres – Atividades Culturais durante a tarde na Praça da Matriz
17h: Concentração para Marcha das Mulheres, na Esquina Democrática

Santa Catarina

Florianópolis
Horário: 06h30 às 19h  -  Local: no centro de Floripa (8M Greve Internacional das Mulheres)

Chapecó
Horário: 9h – Local: Concentração na praça Coronel Bertaso (Ato das Mulheres)

Lages
Horário: 9h às 19h – Local: Concentração na Praça Joca Neves ( Ato das Mulheres)

Criciúma
Horário: 15 horas – Local (Concentração Praça Nereu Ramos)

Canoinhas
Horário:  16hs – Local: Pavilhão da Igreja Matriz Cristo Rei

Joinville
Horário: 13h30 às 19h – Local: Praça da Bandeira

Blumenau
Horário: 16h – Local: Praça do Teatro Carlos Gomes ( Greve Internacional de Mulheres )

Jaraguá do Sul
Horário: 9h às 13h – Local: Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário, Rua Francisco Fischer, 60. (Seminário "Reforma da Previdência - Sua Aposentadoria Acaba Aqui" )
Horário: 16h – Local: Praça Angelo Piazera

Fraiburgo
Horário:  9h – Local: Concentração na Praça do Colono em frente a ORTFRAI

Caçador
Horário: 17h – Local: Em frente a agência do INSS

São Paulo
Horário: 13h30 – Local: Viaduto Santa Ifigênia, em frente ao INSS (Assembleia das trabalhadoras)
Horário: 15 horas – Local: Praça da Sé (Ato do dia 8 de Março: Aposentadoria fica, Temer sai! Paramos pela vida das mulheres –

Sergipe
Horário: 8h – Local: Praça Camerino, Avenida Barão de Maroim

Rio de Janeiro
Horário: 16h – Local: Candelária (Manifestação das Mulheres da CUT Contra a Reforma da Previdência )

Rondônia
Horário: 9h – Local: Praça das Três Caixas d´Água - Porto Velho  (Ato público contra reforma da Previdência, ao lado do MAB)

Roraima
Horário: 9h – Local: em frente à sede do INSS Avenida Glaycon de Paiva, 86 (ato das mulheres)
Horário: 14h às 18h – Local: Sede da CUT (Lançamento da Jornada Nacional de Debates sobre Reforma da Previdência)

Tocantins
Horário: 10h30 – Local:  Praça dos Girassóis próximo à Assembleia Legislativa ( Ato Público “Nenhum Direito a Menos: Mulheres do Campo e da Cidade Contra a Reforma da Previdência”)
Horário: 16h30 - Local: Praça dos Girassóis próximo à Assembleia Legislativa (Participação no Ato Público: “Parada das Mulheres no Tocantins”)

Serviço:
Folder da CUT para trabalhar no ato 8 de março clique aqui

Título: 8 de março: a luta das mulheres será nas ruas do país, Conteúdo: A CUT, em parceria com entidades dos movimentos sindical e feminista, realiza, nesta quarta-feira (8), a mobilização nacional das mulheres em defesa da aposentadoria, contra a Reforma da Previdência, pelo fim da violência de gênero e pela legalização e descriminalização do aborto.  Com o lema “Aposentadoria fica , Reforma Sai”, as manifestações acontecerão em todas as capitais do país e em diversas cidades. O ato nacional acontecerá na capital paulista. A secretária nacional da Mulher Trabalhadora, Junéia Martins Batista, explica como será a programação. “A CUT realizará a assembleia das Trabalhadoras em frente ao prédio do INSS no Viaduto Santa Efigênia, das 13h30 às 15h. Ao final sairemos em caminhada para a Praça da Sé onde nos somaremos ao ato unificado das mulheres a partir das 17h”, conta a dirigente CUTista. A CUT também participa das assembleias do SINPEEM (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo) e APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) que serão realizadas para impulsionar o Dia Nacional de Paralisação, que será realizado no próximo dia 15 de março contra o desmonte da previdência. Mobilização Nacional nos Estados Acre Horário: 7h – Local: Praça da Revolução  , Rio Branco Alagoas Horário: 08h - Local: Calçadão do Comércio - Antigo produban Amapá Ato unificado dos sindicatos a partir das 17h - no Bola da Suframa Amazonas Horário: 5h-  No polo Industrial 09 as 17 – Praça da Saudade 18hs – Assembleia/ Debate sobre Reforma da Previdência Bahia Horário: A partir das 14h - Local: Campo Grande, se encontrarão com outras mulheres na Praça Municipal e o encerramento será na sede do INSS, no centro de Salvador Ceará Horário 8h - Local: Praça da Imprensa Distrito Federal Horário 16h – Local: Museu Nacional da República Horário 17h – As mulheres seguirão em marcha rumo à Praça dos Três Poderes Espírito Santo Horário: 8h – Local: Concentração na Praça 8, caminhada até a sede do INSS em Vitória Goiás Horário: 9h – Local: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Em seguida, caminhada com trabalhadores do campo e servidores municipais) Maranhão Horário: a partir de 5h – Local: Ponte dos Mosquitos Horário: a partir de 15h –  Local: Praça Deodoro Mato Grosso Horário: 8h – Local: Ato com MST no Ginásio Esportivo do Quilombo Mato Grosso do Sul Horário: 8h – Local: Na sede do Sintracom, no centro. (Caminhada até a sede do INSS) Minas Gerais Horário: dia 07 às 8h – Local: Assembleia Legislativa (Oficina e audiência pública preparatórias do Dia Internacional de Luta das mulheres) Horário: às 16h – Local: Praça da Assembleia Legislativa  (Ato Unificado do dia 8 de Março) Paraíba Horário: 7h – Local: Ponto de Cem Réis (Parada Internacional das Mulheres na Paraíba) Horário: 11h – Local: Praça dos Três Poderes (Ato político – cultural) Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, realizada pelo Polo da Borborema, com apoio da CUT e dos movimentos de mulheres e sociais. Em 2017, a oitava edição da mostra ocorre em Alagoa Nova (PB). Saída: às 10h, pela Rua João Pessoa, com destino à Praça João Pessoa, próximo à Igreja Matriz de Santa Ana, no Centro. Pará Horário: 8h - Local Largo do Redondo (Avenida Nazaré esquina com Quintino) Mulheres contra a Reforma da Previdência - Horário: 8h - Local: Largo do Redondo, Belém Paraná Horário: Ato às 15h - Local: Prédio do INSS, na Praça Santos Andrade, s/n, Centro. Curitiba. Manifestações das mulheres do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) contra a Reforma da Previdência (PEC 287) vão ocorrer em Curitiba, Cascavel e Maringa, a partir das 8h, em frente às agências do INSS nessas cidades. Pernambuco Horário: 9h – Local: CNTE/CUT  (Teatro Boa Vista, Rua Dom Bosco Debate sobre a reforma da previdência e os impactos na vida das mulheres) Horário: 14h30 – Local: Parque 13 de Maio (Rodas de diálogo, feirinha de artesanato e batucada feminista ) Horário: 16h20 – Local: Avenida Conde da Boa Vista/Recife (Marcha das Mulheres até a Praça da Democracia/Derby 18h30) Piauí Horário: 8h - Local: Praça do Fripisa, com caminhada até o INSS. (Ato publico contra a Reforma da Previdência Nem um direito a menos) Rio Grande do Sul 5h30: Concentração na Ponte do Guaíba e marcha até o Centro Histórico 8h30: Ato público na agência do INSS – Local: Travessa Mário Cinco de Paus, 20, Centro Histórico 10h: Seminário “O Impacto da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres”, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa 12h: Ato em apoio à Ocupação Mirabal – Rua Duque de Caxias, 380 – Centro Histórico 13h30: Ato Cultural no Largo Glênio Peres – Atividades Culturais durante a tarde na Praça da Matriz 17h: Concentração para Marcha das Mulheres, na Esquina Democrática Santa Catarina Florianópolis Horário: 06h30 às 19h  -  Local: no centro de Floripa (8M Greve Internacional das Mulheres) Chapecó Horário: 9h – Local: Concentração na praça Coronel Bertaso (Ato das Mulheres) Lages Horário: 9h às 19h – Local: Concentração na Praça Joca Neves ( Ato das Mulheres) Criciúma Horário: 15 horas – Local (Concentração Praça Nereu Ramos) Canoinhas Horário:  16hs – Local: Pavilhão da Igreja Matriz Cristo Rei Joinville Horário: 13h30 às 19h – Local: Praça da Bandeira Blumenau Horário: 16h – Local: Praça do Teatro Carlos Gomes ( Greve Internacional de Mulheres ) Jaraguá do Sul Horário: 9h às 13h – Local: Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário, Rua Francisco Fischer, 60. (Seminário Reforma da Previdência - Sua Aposentadoria Acaba Aqui ) Horário: 16h – Local: Praça Angelo Piazera Fraiburgo Horário:  9h – Local: Concentração na Praça do Colono em frente a ORTFRAI Caçador Horário: 17h – Local: Em frente a agência do INSS São Paulo Horário: 13h30 – Local: Viaduto Santa Ifigênia, em frente ao INSS (Assembleia das trabalhadoras) Horário: 15 horas – Local: Praça da Sé (Ato do dia 8 de Março: Aposentadoria fica, Temer sai! Paramos pela vida das mulheres – Sergipe Horário: 8h – Local: Praça Camerino, Avenida Barão de Maroim Rio de Janeiro Horário: 16h – Local: Candelária (Manifestação das Mulheres da CUT Contra a Reforma da Previdência ) Rondônia Horário: 9h – Local: Praça das Três Caixas d´Água - Porto Velho  (Ato público contra reforma da Previdência, ao lado do MAB) Roraima Horário: 9h – Local: em frente à sede do INSS Avenida Glaycon de Paiva, 86 (ato das mulheres) Horário: 14h às 18h – Local: Sede da CUT (Lançamento da Jornada Nacional de Debates sobre Reforma da Previdência) Tocantins Horário: 10h30 – Local:  Praça dos Girassóis próximo à Assembleia Legislativa ( Ato Público “Nenhum Direito a Menos: Mulheres do Campo e da Cidade Contra a Reforma da Previdência”) Horário: 16h30 - Local: Praça dos Girassóis próximo à Assembleia Legislativa (Participação no Ato Público: “Parada das Mulheres no Tocantins”) Serviço: Folder da CUT para trabalhar no ato 8 de março clique aqui



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.