12º Congresso da CNTRV: ramo vestuário da CUT define plano de lutas e elege diretoria

06/04/2023 - 11:54

Com mais de 60 lideranças online, Congresso reconduziu Cida Trajano à presidência da Confederação e definiu o plano de lutas para o próximo período

A 12ª edição do Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV), realizada no dia 4 de abril de 2023 com a participação de mais de 60 lideranças sindicais de diversas regiões do país, reelegeu a atual presidenta Cida Trajano frente a tarefa de coordenar um sólido plano de lutas para o próximo período.

O congresso, realizado pela primeira vez no formato híbrido (presencial e virtual), debateu os rumos da organização e luta dos trabalhadores e trabalhadoras do ramo vestuário da CUT adotando como tema "Fortalecer a Democracia e Ampliar Direitos". Para Cida Trajano, o balanço foi bastante positivo.

“Foi um congresso muito bom pela efetiva participação das diversas delegações e presidentes dos sindicatos filiados, o que contribuiu para importantes intervenções na construção de uma análise de conjuntura bastante realista e na construção de um plano de lutas condizente com essa conjuntura”, afirmou Cida Trajano.

A presidenta reeleita destacou que o plano de lutas, com mais de duas dezenas de tópicos, conseguiu seguir os objetivos iniciais de defender a democracia e ampliar direitos, mas agregando um forte caráter de diversidade e de responsabilidade, social e ambiental.

“O Plano de Lutas construído no congresso pelos participantes e aprovado de forma unânime é calcado na defesa do trabalho digno, da pessoa humana, dos povos indígenas, da juventude das pessoas, independente de cor, raça, orientação sexual e religiosa. E tudo isso permeado pelo sentimento de responsabilidade social e ambiental”, disse a presidenta.

 

Indústria

O 12º Congresso da CNTRV também debateu a importância de o ramo do vestuário atuar de forma coordenada para apoiar a implementação de ações governamentais visando a recuperação da indústria nacional.

Em um dos painéis do evento, Rafael Marques, presidente do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID-Brasil), mostrou como a queda na industrialização do Brasil nos últimos anos foi responsável por grande parte das drásticas mudanças no mercado de trabalho que aprofundam a informalidade, o desemprego e a precarização.

“Nós, do ramo vestuário, temos de cobrar e também ajudar o atual governo a recuperar a indústria nacional, em especial a do nosso ramo, mas temos de lutar por uma indústria que tenha responsabilidade social e que respeite o meio ambiente”, afirmou Cida Trajano.

 

Eleição

A eleição da chapa de consenso da nova diretoria da CNTRV aconteceu de forma unânime no final dos trabalhos do Congresso. A posse dos dirigentes eleitos no evento está marcada para o dia 28 de abril, com mandato até 2027.

"Trata-se de um direção muito representativa, com membros de todos os setores e de todas as regiões onde a CNTRV atua", destacou Trajano.

De forma virtual e presencial, delegadas e delegados do 12.º Congresso da CNTRV elegeram a nova diretoria. De forma virtual e presencial, delegadas e delegados do 12.º Congresso da CNTRV elegeram a nova diretoria.

 

Perfil

Trajano é uma das poucas mulheres na presidência de confederações de trabalhadores industriais. A sindicalista coordena também o Macrossetor da Indústria da CUT, uma organização política que engloba confederações filiadas à Central Única dos Trabalhadores com representação nos ramos vestuário, químico, metalúrgico, alimentação e energia.

Membro da direção nacional da CUT, da IndustriALL Brasil e do TID Brasil, a sindicalista, que também é advogada, se destaca pela defesa de temas relacionados aos direitos humanos no mundo do trabalho.

Cida Trajano Cida Trajano