Sapirganga: Acordo garante direito de trabalhadores irem ao banheiro

Instrumento foi firmado pelo Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga após trabalhadora “fazer xixi” na roupa

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 09/07/2021 - 10:12 • Última modificação: 09/07/2021 - 10:28 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 09/07/2021 - 10:12 Última modificação: 09/07/2021 - 10:28

Divulgação CUT RS

                Em tempos de destruição de direitos trabalhistas, cada vez mais empresas transformam locais de trabalho em verdadeiras máquinas do tempo, onde trabalhar é sinônimo de sofrimento. Foi o caso da Zanglein, em Sapiranga, onde o Sindicato firmou um acordo para garantir às trabalhadoras e trabalhadores, o direito de irem ao banheiro.

Empresa aceitou negociar após protesto do Sindicato. Empresa aceitou negociar após protesto do Sindicato.

                 A negociação coletiva ocorreu depois do Sindicato realizar um protesto ocasionado por uma denúncia de que uma trabalhadora teria feito “xixi na roupa” por estar impedida de ir ao banheiro. “É desumano. Situações como esta são exemplos claros  do que as empresas são capazes em nome do lucro”, declarou espantada a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores/as do Ramo Vestuário da CUT, Cida Trajano.

                “É uma atitude primitiva e revela o nível de certas empresas que tentam controlar até mesmo as necessidades fisiológicas de seus funcionários”, expressou João Batista Xavier, presidente da Federação Solidária dos Sapateiros do RS.

                O Acordo, firmado entre a empresa e o Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga, entidade filiada à CNTRV, terá validade de 2 anos e prevê cláusula de monitoramento.

Deu na imprensa

                O caso ganhou grande repercussão na imprensa e foi exposta na edição matutina do jornal da afiliada da RBS TV, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, dia 9. Assista AQUI.

Título: Sapirganga: Acordo garante direito de trabalhadores irem ao banheiro, Conteúdo:                 Em tempos de destruição de direitos trabalhistas, cada vez mais empresas transformam locais de trabalho em verdadeiras máquinas do tempo, onde trabalhar é sinônimo de sofrimento. Foi o caso da Zanglein, em Sapiranga, onde o Sindicato firmou um acordo para garantir às trabalhadoras e trabalhadores, o direito de irem ao banheiro.                  A negociação coletiva ocorreu depois do Sindicato realizar um protesto ocasionado por uma denúncia de que uma trabalhadora teria feito “xixi na roupa” por estar impedida de ir ao banheiro. “É desumano. Situações como esta são exemplos claros  do que as empresas são capazes em nome do lucro”, declarou espantada a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores/as do Ramo Vestuário da CUT, Cida Trajano.                 “É uma atitude primitiva e revela o nível de certas empresas que tentam controlar até mesmo as necessidades fisiológicas de seus funcionários”, expressou João Batista Xavier, presidente da Federação Solidária dos Sapateiros do RS.                 O Acordo, firmado entre a empresa e o Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga, entidade filiada à CNTRV, terá validade de 2 anos e prevê cláusula de monitoramento. Deu na imprensa                 O caso ganhou grande repercussão na imprensa e foi exposta na edição matutina do jornal da afiliada da RBS TV, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, dia 9. Assista AQUI.



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.