RS: Paulo Paim participa de abertura de Comitê Sindical Popular em Defesa da Previdência

Ato mobilizou diversas lideranças da região e lotou as dependências do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga

Escrito por: Redação Federação Democráticas dos Sapateiros do RS • Publicado em: 02/03/2017 - 07:23 Escrito por: Redação Federação Democráticas dos Sapateiros do RS Publicado em: 02/03/2017 - 07:23

Divulgação

O auditório do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga recebeu mais de 200 pessoas na noite do último dia 23, onde foi realizado o lançamento do Comitê Sindical Popular em Defesa da Previdência. O objetivo foi debater os principais pontos de declínio em relação à aposentadoria e as novas reformas propostas pelo Governo do peemedebista Michel Temer. Diversas lideranças se fizeram presentes, como o Senador Paulo Paim (PT), Deputado Federal Deonilso Marcon (PT), Deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico (PT), Presidente da OAB Sapiranga, Lucas Medeiros Schilling, Presidente da Federação dos Sapateiros, João Batista Xavier, entre outros.

 

O Senador ressaltou a importância da criação de um Comitê, pois os Deputados Federais que irão votar este projeto precisam ter a noção da gravidade caso seja aprovado. “Temos que usar palavras duras, para que possam entender que não podem escravizar o trabalhador e deixar que sua aposentadoria seja seu leito de morte. Vamos às ruas, vamos acampar na frente da casa dos que irão votar, vamos à luta meu povo! Essas alterações, assim como as demais que este governo golpista está propondo é um desmonte irreparável”, afirma ele.

 

Ações ficaram definidas, como a distribuição de cartazes e faixas, panfletos e adesivos, entre outros materiais para alertar a população e fazer com que ela cobre do Deputado e Senador em que tenha votado na última eleição, “que não vote contra o cidadão brasileiro”, assim como afirmou Paim. Fizeram-se também presentes no evento lideranças sindicais de diversas categorias, vereadores, o ex-prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, bem como outros da região.

O PROJETO DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O Governo Temer (PMDB) quer alterar as regras para os trabalhadores se aposentarem, ampliando o tempo de contribuição, retirando os direitos e igualando o tempo entre homens e mulheres, do campo e da cidade. O governo pretende fixar idade mínima de 65 anos para requerer aposentadoria e elevar o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos. Atualmente, não há uma idade mínima para o trabalhador se aposentar. Pelas regras em vigor, é possível pedir a aposentadoria com 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos no caso dos homens.

Pelas regras propostas, o trabalhador precisa atingir a idade mínima de 65 anos e pelo menos 25 anos de contribuição para poder se aposentar.  A cada ano que contribuir a mais o trabalhador terá direito a um ponto percentual. Desta forma, para receber a aposentadoria integral (100% do valor), o trabalhador precisará contribuir por 49 anos, a soma dos 25 anos obrigatórios e 24 anos a mais.

 

Fotos: Bruna Chilanti/Imprensa Federação

Título: RS: Paulo Paim participa de abertura de Comitê Sindical Popular em Defesa da Previdência, Conteúdo: O auditório do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga recebeu mais de 200 pessoas na noite do último dia 23, onde foi realizado o lançamento do Comitê Sindical Popular em Defesa da Previdência. O objetivo foi debater os principais pontos de declínio em relação à aposentadoria e as novas reformas propostas pelo Governo do peemedebista Michel Temer. Diversas lideranças se fizeram presentes, como o Senador Paulo Paim (PT), Deputado Federal Deonilso Marcon (PT), Deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico (PT), Presidente da OAB Sapiranga, Lucas Medeiros Schilling, Presidente da Federação dos Sapateiros, João Batista Xavier, entre outros.   O Senador ressaltou a importância da criação de um Comitê, pois os Deputados Federais que irão votar este projeto precisam ter a noção da gravidade caso seja aprovado. “Temos que usar palavras duras, para que possam entender que não podem escravizar o trabalhador e deixar que sua aposentadoria seja seu leito de morte. Vamos às ruas, vamos acampar na frente da casa dos que irão votar, vamos à luta meu povo! Essas alterações, assim como as demais que este governo golpista está propondo é um desmonte irreparável”, afirma ele.   Ações ficaram definidas, como a distribuição de cartazes e faixas, panfletos e adesivos, entre outros materiais para alertar a população e fazer com que ela cobre do Deputado e Senador em que tenha votado na última eleição, “que não vote contra o cidadão brasileiro”, assim como afirmou Paim. Fizeram-se também presentes no evento lideranças sindicais de diversas categorias, vereadores, o ex-prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, bem como outros da região. O PROJETO DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA O Governo Temer (PMDB) quer alterar as regras para os trabalhadores se aposentarem, ampliando o tempo de contribuição, retirando os direitos e igualando o tempo entre homens e mulheres, do campo e da cidade. O governo pretende fixar idade mínima de 65 anos para requerer aposentadoria e elevar o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos. Atualmente, não há uma idade mínima para o trabalhador se aposentar. Pelas regras em vigor, é possível pedir a aposentadoria com 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos no caso dos homens. Pelas regras propostas, o trabalhador precisa atingir a idade mínima de 65 anos e pelo menos 25 anos de contribuição para poder se aposentar.  A cada ano que contribuir a mais o trabalhador terá direito a um ponto percentual. Desta forma, para receber a aposentadoria integral (100% do valor), o trabalhador precisará contribuir por 49 anos, a soma dos 25 anos obrigatórios e 24 anos a mais.   Fotos: Bruna Chilanti/Imprensa Federação



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.