Ramo vestuário: projeto busca organizar pejotizados e informais
Iniciativa é apoiada pelo Solidarity Center e envolve 9 sindicatos das regiões sul, sudeste e nordeste
Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 01/08/2022 - 15:17 • Última modificação: 01/08/2022 - 15:28 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 01/08/2022 - 15:17 Última modificação: 01/08/2022 - 15:28Arte: Diego Orejuela
A reforma sindical de 2017 e o agravamento da crise econômica são fatores que impactam nas relações de trabalho no ramo vestuário. Enquanto empresas se utilizam das diversas possibilidades legais (e ilegais) de contratação para diminuir custos, milhares de trabalhadoras e trabalhadores ficam às margens dos direitos trabalhistas e da representação sindical. O resultado é, quase sempre, diminuição da renda dos trabalhadores, ampliação do trabalho precário, do subemprego e da informalidade.
No ramo vestuário, há diversos relatos de sindicatos filiados à CNTRV, em que o número de pejotizados ou informais supera o de trabalhadores e trabalhadoras com registro em carteira.
Embora seja uma estimativa real, não há dados que a comprove e, sem dados, a tarefa de promover ação sindical voltada a esta parcela da categoria se torna ainda mais difícil.
A partir dessa realidade, a CNTRV, em conjunto com 9 sindicatos, pretende enfrentar esta problemática por meio do Projeto denominado: Novas Relações de Trabalho – Organização e Representação Sindical. A iniciativa é apoiada pelo Solidiratiy Center, organização ligada à AFL-Cio, maior central sindical norte-americana.
Com participação de 42 dirigentes sindicais, uma reunião virtua realizada no último dai 28 aprovou o Plano de Trabalho que será implementado junto aos nove sindicatos relacionados no Projeto. Outras entidades também poderão acompanhar e implementar ações em suas bases.
Para conhecer os sindicatos participantes, objetivos, atividades e estrutura do Projeto, baixe o folder AQUI.