Ramo Vestuário avança na construção das Redes de Trabalhadores

Dirigentes definem plano de ação para construção das redes da Vulcabrás/Azaleia e Vicunha. Representantes da Coteminas se reúnem em julho

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 29/05/2017 - 14:36 • Última modificação: 29/05/2017 - 14:53 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 29/05/2017 - 14:36 Última modificação: 29/05/2017 - 14:53

Josenildo Melo Particiapantes da Reunião da Rede Vulcabrás/Azaleia

 

                No dia 25 de maio, na cidade de Fortaleza (CE), a Confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV) coordenou uma reunião voltada para a construção da Rede de Trabalhadores da empresa Vulcabrás/Azaleia. Cida Trajano, presidenta da entidade, destacou que “o objetivo central da reunião é avançar na organização dos trabalhadores/as da empresa em todas as suas unidades no Brasil, assim como definir ações solidárias com as unidades da empresa em outros países da América Latina”.

                O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentou dados da empresa no que se refere à produção e relação de trabalho. “A partir dos dados trazidos pela pesquisa do Dieese, construímos um plano de ação envolvendo todas as unidades. A Rede de Trabalhadores é uma experiência que tem se mostrado eficaz para melhorar as condições de trabalho em muitas empresas e temos certeza que na Vulcabrás/Azaleia  em outras empresas estratégicas do ramo vestuário não será diferente”, destacou Trajano.

 

Vicunha

                Já no dia 26, outra reunião definiu ações para a construção da Rede de Trabalhadores da Vicunha, uma das maiores empresas têxteis do mundo, com plantas nos Estados de São Paulo, Ceará e Rio Grande do Norte. A empresa tem fábricas no Equador e na Argentina e unidades de venda na América do Sul e Europa.

                 Após apresentação de uma análise dos acordos coletivos de cada uma das unidades brasileiras, as lideranças definiram ações para envolver as entidades sindicais que não são filiadas à CNTRV/CUT. Para as entidades já envolvidas no Projeto, é fundamental a construção de uma agenda articulada com os sindicatos que representam os trabalhadores da Vicunha em cada uma das regiões, além e criar mecanismos de comunicação como boletins e redes sociais.

                Participaram da reunião, realizada na sede do Sindicato dos Têxteis do Ceará, trabalhadores e lideranças sindicais das unidades da Vicunha nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte.

 

Coteminas

                Lideranças sindicais da Coteminas também participaram do Encontro. A empresa é responsável por grande parte da produção têxtil na América Latina e suas unidades estão instaladas nas cidades Belo Horizonte/MG, Blumenau/SC, Campina Grande/PB, João Pessoa/PB, Macaíba/RN, Montes Claros/MG, Natal/RN, São Paulo/SP e Santiago del Esteio/Argentina. A reunião deliberou a construção de um plano de ação específico para ao Coteminas que será definido num próximo encontro previsto para a primeira semana de julho.

                A Federação dos Trabalhadores/as Têxteis do Norte/Nordeste, por meio de seu presidente, José Mandu, acompanhou os debates. “Estamos confiantes que as “Redes” trarão resultados muito positivos para os trabalhadores e trabalhadoras dessas empresas”, afirma Mandu.

Participantes da reunião das Redes Vicunha e Coteminas
 

Título: Ramo Vestuário avança na construção das Redes de Trabalhadores, Conteúdo:                   No dia 25 de maio, na cidade de Fortaleza (CE), a Confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV) coordenou uma reunião voltada para a construção da Rede de Trabalhadores da empresa Vulcabrás/Azaleia. Cida Trajano, presidenta da entidade, destacou que “o objetivo central da reunião é avançar na organização dos trabalhadores/as da empresa em todas as suas unidades no Brasil, assim como definir ações solidárias com as unidades da empresa em outros países da América Latina”.                 O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentou dados da empresa no que se refere à produção e relação de trabalho. “A partir dos dados trazidos pela pesquisa do Dieese, construímos um plano de ação envolvendo todas as unidades. A Rede de Trabalhadores é uma experiência que tem se mostrado eficaz para melhorar as condições de trabalho em muitas empresas e temos certeza que na Vulcabrás/Azaleia  em outras empresas estratégicas do ramo vestuário não será diferente”, destacou Trajano.   Vicunha                 Já no dia 26, outra reunião definiu ações para a construção da Rede de Trabalhadores da Vicunha, uma das maiores empresas têxteis do mundo, com plantas nos Estados de São Paulo, Ceará e Rio Grande do Norte. A empresa tem fábricas no Equador e na Argentina e unidades de venda na América do Sul e Europa.                  Após apresentação de uma análise dos acordos coletivos de cada uma das unidades brasileiras, as lideranças definiram ações para envolver as entidades sindicais que não são filiadas à CNTRV/CUT. Para as entidades já envolvidas no Projeto, é fundamental a construção de uma agenda articulada com os sindicatos que representam os trabalhadores da Vicunha em cada uma das regiões, além e criar mecanismos de comunicação como boletins e redes sociais.                 Participaram da reunião, realizada na sede do Sindicato dos Têxteis do Ceará, trabalhadores e lideranças sindicais das unidades da Vicunha nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte.   Coteminas                 Lideranças sindicais da Coteminas também participaram do Encontro. A empresa é responsável por grande parte da produção têxtil na América Latina e suas unidades estão instaladas nas cidades Belo Horizonte/MG, Blumenau/SC, Campina Grande/PB, João Pessoa/PB, Macaíba/RN, Montes Claros/MG, Natal/RN, São Paulo/SP e Santiago del Esteio/Argentina. A reunião deliberou a construção de um plano de ação específico para ao Coteminas que será definido num próximo encontro previsto para a primeira semana de julho.                 A Federação dos Trabalhadores/as Têxteis do Norte/Nordeste, por meio de seu presidente, José Mandu, acompanhou os debates. “Estamos confiantes que as “Redes” trarão resultados muito positivos para os trabalhadores e trabalhadoras dessas empresas”, afirma Mandu. Participantes da reunião das Redes Vicunha e Coteminas  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.