O que a juventude brasileira conquistou nos últimos 12 anos?

Na edição de abril do boletim da CNTRV, Cida Trajano, presidenta da entidade, fala sobre políticas do Governo Federal que impactaram diretamente na vida dos e das jovens

Escrito por: Comunicação CNTV/CUT • Publicado em: 16/04/2016 - 12:30 Escrito por: Comunicação CNTV/CUT Publicado em: 16/04/2016 - 12:30

VALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO

A valorização do salário mínimo representa um dos principais benefícios à juventude, especialmente à mais pobre. Além de inflar os salários em setores com forte incidência de primeiro emprego, como é o caso do ramo vestuário, houve um aumento muito significativo na renda familiar.

 

EDUCAÇÃO

A política do governo federal para a educação fez com que o Brasil triplicasse a quantidade de jovens entre 18 e 24 anos nas universidades. Na mesma faixa etária, segundo o IBGE, o número de jovens com pelo menos 11 anos de estudo aumentou em 200%. Medicina, engenharia e tantas outras profissões deixaram de ser exclusivas de famílias ricas.  

 

EMPREGO E AUTONOMIA FINANCEIRA

Dentro da última década, os índices de desemprego entre jovens brasileiros sofreram quedas muito importantes, chegando a superar países europeus em plena crise financeira global. Este fato, aliado ao aumento da massa salarial, contribuiu diretamente para que pessoas jovens pudessem consumir bens duráveis, como equipamentos eletrônicos e automotivos, sem que sejam presentes de “papai” ou de “mamãe”. O consumo de serviços nas áreas de cultura, lazer e esporte é evidente.

 

PROGRAMAS SOCIAIS

O programa Minha Casa, Minha Vida, fez com que milhares de famílias saíssem do aluguel ou de moradias precárias. Elas trouxeram consigo seus membros jovens e muitos destes tiveram, pela primeira vez na vida, a oportunidade de morar num ambiente decente, sem ter que abandonar suas famílias e partir mundo afora em busca de oportunidades jamais encontradas tão próximas.

 

Já o Bolsa Família incide diretamente nas futuras gerações de jovens e representa a certeza de que o Brasil não permitirá que a fome volte a doer nos estômagos da nossa juventude. 

 

Veja aqui o Boletim Infiormativo da CNTRV Cut do mês de abril

Título: O que a juventude brasileira conquistou nos últimos 12 anos?, Conteúdo: VALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO A valorização do salário mínimo representa um dos principais benefícios à juventude, especialmente à mais pobre. Além de inflar os salários em setores com forte incidência de primeiro emprego, como é o caso do ramo vestuário, houve um aumento muito significativo na renda familiar.   EDUCAÇÃO A política do governo federal para a educação fez com que o Brasil triplicasse a quantidade de jovens entre 18 e 24 anos nas universidades. Na mesma faixa etária, segundo o IBGE, o número de jovens com pelo menos 11 anos de estudo aumentou em 200%. Medicina, engenharia e tantas outras profissões deixaram de ser exclusivas de famílias ricas.     EMPREGO E AUTONOMIA FINANCEIRA Dentro da última década, os índices de desemprego entre jovens brasileiros sofreram quedas muito importantes, chegando a superar países europeus em plena crise financeira global. Este fato, aliado ao aumento da massa salarial, contribuiu diretamente para que pessoas jovens pudessem consumir bens duráveis, como equipamentos eletrônicos e automotivos, sem que sejam presentes de “papai” ou de “mamãe”. O consumo de serviços nas áreas de cultura, lazer e esporte é evidente.   PROGRAMAS SOCIAIS O programa Minha Casa, Minha Vida, fez com que milhares de famílias saíssem do aluguel ou de moradias precárias. Elas trouxeram consigo seus membros jovens e muitos destes tiveram, pela primeira vez na vida, a oportunidade de morar num ambiente decente, sem ter que abandonar suas famílias e partir mundo afora em busca de oportunidades jamais encontradas tão próximas.   Já o Bolsa Família incide diretamente nas futuras gerações de jovens e representa a certeza de que o Brasil não permitirá que a fome volte a doer nos estômagos da nossa juventude.    Veja aqui o Boletim Infiormativo da CNTRV Cut do mês de abril



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.