No Rio Grande do Sul, a Federação Democrática dos Sapateiros realiza Seminário Outubro Rosa
Com objetivo de promover políticas públicas voltadas para a saúde da mulher trabalhadora, Seminário contou com a participação de 180 mulheres
Escrito por: João Andrade • Publicado em: 27/10/2015 - 11:00 Escrito por: João Andrade Publicado em: 27/10/2015 - 11:00
No mês de outubro é comum vermos prédios inteiros coloridos de rosa, pessoas caminhando e trabalhando com fitinhas pregadas no peito e campanhas em todos os meios de comunicação para chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, uma das doenças que mais mutilam e matam mulheres no Brasil e no mundo.
Neste ano, a Federação Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados do Rio Grande do Sul se engajou nesta luta. O resultado foi surpreendente. Segundo a entidade, foram distribuídos quinze mil panfletos falando sobre a campanha. “Fomos nas portas das fábricas, no comércio e nas ruas. Falamos do câncer de mama para muitas mulheres, mas também abordamos os homens”, conta o Presidente da Federação, João Batista Xavier da Silva. “Nossa Secretaria da Mulher Trabalhadora, coordenada pela companheira Noeli, fez um ótimo trabalho”, considerou Batista. “A avaliação do Seminário foi tão positiva, que já estamos planejando as atividades do Outubro Rosa de 2016”, revela.
No dia 24 de outubro, a Federação encerrou sua campanha com um Seminário que contou com a participação de 180 mulheres. A Presidenta da CNTV/CUT, Cida Trajano, foi uma das participantes da atividade, organizada pelo Coletivo de Mulheres e realizada no dia 24 de outubro, às 9h, no Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga/RS. No evento, ocorreram debates e bate papo com autoridades e lideranças sindicais e políticas. Profissionais da área médica esclareceram dúvidas e orientaram sobre o tema. A CUT Estadual RS também participou do evento.
“O Seminário foi emocionante”, avaliou Cida Trajano. Para a sindicalista, atitudes como estas são importantes para a promoção de políticas públicas e informação para a mulher trabalhadora. “Quando a gente discute a saúde da mulher, falamos da valorização do SUS, das condições de vida e trabalho dessas mulheres, da importância do cuidado com o próprio corpo e de se manter a autoestima. Isso é política pública”, afirmou.
Trajano não foi a única. Muitas pessoas se emocionaram com os depoimentos de mulheres que fizeram do seu próprio sofrimento um instrumento de luta para a prevenção do câncer de mama. “Foram relatadas experiências incríveis de superação”, contou.
Crianças
Enquanto as mães participavam do Seminário, 35 crianças eram cuidadas num ambiente com muitas brincadeiras e atividades recreativas. “Cada vez mais devemos propiciar creches em nossas atividades pois assim estaremos possibilitando a participação de muitas mulheres”, comenta Batista.
Novembro Azul
A Federação Democrática dos Sapateiros do RS, já está preparando atividades específicas para o chamado “Novembro Azul”. O objetivo é promover a consciência entre os trabalhadores sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é um dos mais recorrentes entre homens, ficando atrás somente do câncer de pele. Na atividade, sindicalistas e autoridades de saúde pretendem descontruir entre os participantes, o tabu existente sobre os exames preventivos. Outras ações para evitar a forma mais grave da doença também serão apresentadas aos participantes.