Movimentos sociais e sindical iniciam o ano se organizando contra reformas

Pesquisa Vox Brasil, encomendada pela CUT, comprova sintonia entre a pauta da central e o apelo popular. Vagner Freitas, presidente da Central, envia recado da classe trabalhadora

Escrito por: João Andrade (Comunicação CNTV) • Publicado em: 04/01/2016 - 12:30 Escrito por: João Andrade (Comunicação CNTV) Publicado em: 04/01/2016 - 12:30

 

Os movimentos sociais e sindical reagiram com preocupação sobre a proposta do Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, sobre possíveis reformas trabalhistas e previdenciárias. Em entrevista à Rede Brasil Atual,  o coordenador Geral da Central de Movimentos Populares em São Paulo (CMP/S), Raimundo Bonfim, apontou que “a pauta dessas reformas devem ser positivas e não negativas”.  Já o Presidente da Central Única dos Trabalhadores-CUT foi mais direto: “não mexam nas aposentadorias”, apelou o sindicalista que considera que “se for para modificar a Previdência, que seja para melhorar os valores das aposentadorias”.

 

Resposta popular

No dia 28 de dezembro, a CUT divulgou os resultados da pesquisa CUT/Vox Brasil cujo resultado apontou que 88% dos trabalhadores e trabalhadoras são contrários à implementação de qualquer mecanismo que dificulte o acesso à aposentadoria. A pesquisa apontou ainda que a grande maioria, 77%, são contra cortes nos programas sociais. Outros temas pesquisados foram aumento da oferta de crédito (65% favoráveis), programas para impedir demissões e incentivar os empresários a manter empregos (80% de aprovação), programas para ajudar pequenas e médias empresas (para 86% dos entrevistados, esta medida ajudaria o país), propostas para reduzir impostos sobre os salários (82% favoráveis). Ajuste Fiscal, Moradia e Minha Casa, Minha Vida também foram temas da pesquisa.

 

Contrariando o cenário criado pela mídia tradicional, que ataca os movimentos que lutam pela reforma agrária, 76% dos entrevistados consideraram que a Reforma Agrária ajudaria o país.

 

Para a CNTV CUT, a primeira pesquisa CUT/Vox Brasil, contribui para queo conjunto dos movimentos (sindical e sociais) fortaleçam ainda mais suas pautas: “Estamos reivindicando em nome de milhões de brasileiros e esta pesquisa aponta que estamos no caminho certo”, avaliou Cida Trajano, Presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Vestuário da CUT.

 

Título: Movimentos sociais e sindical iniciam o ano se organizando contra reformas, Conteúdo:   Os movimentos sociais e sindical reagiram com preocupação sobre a proposta do Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, sobre possíveis reformas trabalhistas e previdenciárias. Em entrevista à Rede Brasil Atual,  o coordenador Geral da Central de Movimentos Populares em São Paulo (CMP/S), Raimundo Bonfim, apontou que “a pauta dessas reformas devem ser positivas e não negativas”.  Já o Presidente da Central Única dos Trabalhadores-CUT foi mais direto: “não mexam nas aposentadorias”, apelou o sindicalista que considera que “se for para modificar a Previdência, que seja para melhorar os valores das aposentadorias”.   Resposta popular No dia 28 de dezembro, a CUT divulgou os resultados da pesquisa CUT/Vox Brasil cujo resultado apontou que 88% dos trabalhadores e trabalhadoras são contrários à implementação de qualquer mecanismo que dificulte o acesso à aposentadoria. A pesquisa apontou ainda que a grande maioria, 77%, são contra cortes nos programas sociais. Outros temas pesquisados foram aumento da oferta de crédito (65% favoráveis), programas para impedir demissões e incentivar os empresários a manter empregos (80% de aprovação), programas para ajudar pequenas e médias empresas (para 86% dos entrevistados, esta medida ajudaria o país), propostas para reduzir impostos sobre os salários (82% favoráveis). Ajuste Fiscal, Moradia e Minha Casa, Minha Vida também foram temas da pesquisa.   Contrariando o cenário criado pela mídia tradicional, que ataca os movimentos que lutam pela reforma agrária, 76% dos entrevistados consideraram que a Reforma Agrária ajudaria o país.   Para a CNTV CUT, a primeira pesquisa CUT/Vox Brasil, contribui para queo conjunto dos movimentos (sindical e sociais) fortaleçam ainda mais suas pautas: “Estamos reivindicando em nome de milhões de brasileiros e esta pesquisa aponta que estamos no caminho certo”, avaliou Cida Trajano, Presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Vestuário da CUT.  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.