Inicia Encontro de Formação e Organização de Mulheres do Ramo do Vestuário da CUT, em Sapiranga

Atividade faz parte de um projeto desenvolvido pela CNTRV em parceria com central sindical norte-americana

Escrito por: Bruna Chilanti - Federação Sapateiros RS • Publicado em: 28/06/2018 - 15:20 Escrito por: Bruna Chilanti - Federação Sapateiros RS Publicado em: 28/06/2018 - 15:20

Bruna Chilanti Cida Trajano, presidenta da CNTRV fala da imprtância da formação políticas para as mulheres

Iniciou nesta manhã de quinta-feira (28), em Sapiranga, o “Projeto de Formação e Organização de Mulheres do Ramo Vestuário da CUT” proposto pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo do vestuário (CNTRV) em parceria com o Solidarity Center da AFL-Cio, maior central operária dos Estados Unidos e Canadá. O grande objetivo é fortalecer a participação feminina nos espaços decisivos das entidades filiadas, debater relações sociais de gênero, empoderamento das mulheres no mercado de trabalho, histórico das lutas das mulheres no Brasil e no Mundo, desigualdade de gêneros, comunicação entre os grupos de mulheres do ramo do vestuário da CUT, entre outros.

Este projeto conta com lideranças regionais, estaduais, nacionais e internacionais, como os participantes da mesa de abertura, Cida Trajano, presidenta da CNTRV, Maria Júlia Reis Nogueira, Secretária de Combate ao Racismo da CUT Nacional, Jana Silverman, economista e feminista representando a AFL-Cio, João Batista Xavier, presidente da Federação dos Sapateiros RS e Angélica Nascimento, secretária de Igualdade Racial da CUT-RS e membro da Federação. Além disso, cerca de 30 mulheres se fazem presentes, atentas às palestras, representando sindicatos de diversos municípios.

Cida Trajano (CNTRV) falou sobre a importância deste evento para as mulheres de todo o Brasil. “Com a atual conjuntura precisamos estar unidas para ter a certeza de que estamos no caminho certo. Juntas somos mais fortes e, com isso, podemos fortalecer nossa participação dentro do movimento sindical e ganhar cada vez mais representatividade”, afirma. Para João Batista Xavier (Federação dos Sapateiros RS), essa iniciativa remete um dos pontos relevantes que os movimentos sociais almejam: buscar a igualdade de gêneros e aumentar o espaço social para todos. “É muito significativo que estejamos engajados para o sucesso dessa iniciativa. Esses dois dias de atividades serão levados ao nosso IX Congresso da Federação que iniciará na sexta-feira (29), as propostas e encaminhamentos. Estamos juntos nessa luta”, finaliza ele.

Após a abertura foi realizada uma dinâmica coordenada pelo assessor da CNTRV, Josenildo Melo, de integração e socialização entre as mulheres. A manhã seguiu com as temáticas propostas, como análise de conjuntura e levantamentos das expectativas e projeções. Durante a tarde as temáticas serão voltadas para relações de gênero, empoderamento e histórico das lutas das mulheres. O encontro encerra nesta sexta-feira (29), ocorre no Hotel das Rosas, com diversas atividades programadas voltadas à superação de desigualdades, oficinas temáticas, construção do plano de ação, avaliação do encontro e participação da abertura política do IX Congresso da Federação.

Título: Inicia Encontro de Formação e Organização de Mulheres do Ramo do Vestuário da CUT, em Sapiranga, Conteúdo: Iniciou nesta manhã de quinta-feira (28), em Sapiranga, o “Projeto de Formação e Organização de Mulheres do Ramo Vestuário da CUT” proposto pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo do vestuário (CNTRV) em parceria com o Solidarity Center da AFL-Cio, maior central operária dos Estados Unidos e Canadá. O grande objetivo é fortalecer a participação feminina nos espaços decisivos das entidades filiadas, debater relações sociais de gênero, empoderamento das mulheres no mercado de trabalho, histórico das lutas das mulheres no Brasil e no Mundo, desigualdade de gêneros, comunicação entre os grupos de mulheres do ramo do vestuário da CUT, entre outros. Este projeto conta com lideranças regionais, estaduais, nacionais e internacionais, como os participantes da mesa de abertura, Cida Trajano, presidenta da CNTRV, Maria Júlia Reis Nogueira, Secretária de Combate ao Racismo da CUT Nacional, Jana Silverman, economista e feminista representando a AFL-Cio, João Batista Xavier, presidente da Federação dos Sapateiros RS e Angélica Nascimento, secretária de Igualdade Racial da CUT-RS e membro da Federação. Além disso, cerca de 30 mulheres se fazem presentes, atentas às palestras, representando sindicatos de diversos municípios. Cida Trajano (CNTRV) falou sobre a importância deste evento para as mulheres de todo o Brasil. “Com a atual conjuntura precisamos estar unidas para ter a certeza de que estamos no caminho certo. Juntas somos mais fortes e, com isso, podemos fortalecer nossa participação dentro do movimento sindical e ganhar cada vez mais representatividade”, afirma. Para João Batista Xavier (Federação dos Sapateiros RS), essa iniciativa remete um dos pontos relevantes que os movimentos sociais almejam: buscar a igualdade de gêneros e aumentar o espaço social para todos. “É muito significativo que estejamos engajados para o sucesso dessa iniciativa. Esses dois dias de atividades serão levados ao nosso IX Congresso da Federação que iniciará na sexta-feira (29), as propostas e encaminhamentos. Estamos juntos nessa luta”, finaliza ele. Após a abertura foi realizada uma dinâmica coordenada pelo assessor da CNTRV, Josenildo Melo, de integração e socialização entre as mulheres. A manhã seguiu com as temáticas propostas, como análise de conjuntura e levantamentos das expectativas e projeções. Durante a tarde as temáticas serão voltadas para relações de gênero, empoderamento e histórico das lutas das mulheres. O encontro encerra nesta sexta-feira (29), ocorre no Hotel das Rosas, com diversas atividades programadas voltadas à superação de desigualdades, oficinas temáticas, construção do plano de ação, avaliação do encontro e participação da abertura política do IX Congresso da Federação.



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.