Fórum Social: CNTV debate industrialização em oficina promovida pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT

Tema central foi A industrialização e os desafios para a classe trabalhadora do Brasil e da América Latina

Escrito por: João Andrade ? Comunicação CNTV/CUT • Publicado em: 23/01/2016 - 13:51 Escrito por: João Andrade ? Comunicação CNTV/CUT Publicado em: 23/01/2016 - 13:51
 
O sindicalista do Ramo Vestuário da CUT, Jair dos Santos, participou de um importante debate sobre o papel da indústria no desenvolvimento e distribuição de renda no Brasil e na América Latina. A atividade foi promovida pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, nesta sexta-feira, dia 22, durante o Fórum Social Mundial Temático, em Porto Alegre.
 
Uma das  propostas da Oficina foi discutir a função social da indústria, numa abordagem além das questões econômicas e sindicais. “O nosso desafio é levar debates que contemplem a distribuição de renda, a sustentabilidade ambiental e a precarização do trabalho na indústria brasileira e na América Latina. A ideia é discutir como a indústria pode se relacionar com o conjunto da sociedade para conquistas progressistas”, afirmou Valter Sanches, Secretário de Relações Internacionais da CNM.
 
Além de dezenas de sindicalistas brasileiros, sindicalistas de vários países da América Latina  também participaram da Oficina.  O coordenador do Programa de Responsabilidade Social do Instituto Observatório Social, Hélio da Costa, e Marino Vani, representante na América Latina da IndustriALL Global Union, também fizeram parte da mesa de trabalho da atividade. 
 
Lançamento
Durante a Oficina foi realizado o  lançamento do livro “As Faces da Indústria Metalúrgica no Brasil: uma contribuição à luta sindical”. A publicação foi editada pela CNM/CUT e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O livro apresenta um diagnóstico completo dos seis segmentos que compõem o ramo metalúrgico no país. 
Título: Fórum Social: CNTV debate industrialização em oficina promovida pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Conteúdo:   O sindicalista do Ramo Vestuário da CUT, Jair dos Santos, participou de um importante debate sobre o papel da indústria no desenvolvimento e distribuição de renda no Brasil e na América Latina. A atividade foi promovida pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, nesta sexta-feira, dia 22, durante o Fórum Social Mundial Temático, em Porto Alegre.   Uma das  propostas da Oficina foi discutir a função social da indústria, numa abordagem além das questões econômicas e sindicais. “O nosso desafio é levar debates que contemplem a distribuição de renda, a sustentabilidade ambiental e a precarização do trabalho na indústria brasileira e na América Latina. A ideia é discutir como a indústria pode se relacionar com o conjunto da sociedade para conquistas progressistas”, afirmou Valter Sanches, Secretário de Relações Internacionais da CNM.   Além de dezenas de sindicalistas brasileiros, sindicalistas de vários países da América Latina  também participaram da Oficina.  O coordenador do Programa de Responsabilidade Social do Instituto Observatório Social, Hélio da Costa, e Marino Vani, representante na América Latina da IndustriALL Global Union, também fizeram parte da mesa de trabalho da atividade.    Lançamento Durante a Oficina foi realizado o  lançamento do livro “As Faces da Indústria Metalúrgica no Brasil: uma contribuição à luta sindical”. A publicação foi editada pela CNM/CUT e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O livro apresenta um diagnóstico completo dos seis segmentos que compõem o ramo metalúrgico no país. 



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.