Exportações da indústria têxtil crescem 9% em outubro

As exportações da indústria têxtil e do vestuário cresceram quase 9% no mês de outubro, face ao período homólogo de 2012

Escrito por: • Publicado em: 11/12/2013 - 17:39 Escrito por: Publicado em: 11/12/2013 - 17:39

As exportações da indústria têxtil e do vestuário cresceram quase 9% no mês de outubro, face ao período homólogo de 2012. O crescimento acumulado nos primeiros dez meses do ano é superior a 3% e totaliza mais de 3.540 milhões de euros.

Segundo os dados hoje divulgados pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugaç (ATP), destaque para o aumento do valor exportado de produtos como o vestuário e acessórios de malha (mais 6,3%) e outros artigos têxteis confecionados, (mais 11,2%), e para os tecidos de malha (mais 9,4%), as fibras sintéticas ou artificias descontínuas (mais 6,7%) e as pastas, feltros e artigos de cordoaria (mais 5,9%).

Quanto aos principais destinos, refira-se que as exportações para o Reino Unido tiveram um incremento de 11%, para os EUA de 17%, para Angola de 14% e para a Tunísia de 37%. Aliás, sublinha a ATP, as exportações para mercados não comunitários cresceram, globalmente,  cerca de 11%, graças ao "esforço de diversificação de mercados que o setor tem vindo a fazer".

Também as importações de matérias têxteis para a indústria crescerem 12,2% desde o início do ano. Bem menor foi a evolução das importações de produtos acabados, com um aumento de 1% para os artigos têxteis confecionados, entre os quais se incluem os têxteis para o lar, e de 0,3% para o vestuário.

Fonte: Dinheiro Vivo

Em termos de proveniência das importações, destaque para o crescimento de 89% nas compras à Indonésia, de 50% ao Paquistão, de 38% à Índia, de 36% ao Bangladesh e de 14% ao Egito.

A balança comercial da indústria têxtil e do vestuário, entre janeiro e outubro, este setor, situou-se acima dos 861 milhões de euros, com uma taxa de cobertura superior a 1,3.

Título: Exportações da indústria têxtil crescem 9% em outubro, Conteúdo: As exportações da indústria têxtil e do vestuário cresceram quase 9% no mês de outubro, face ao período homólogo de 2012. O crescimento acumulado nos primeiros dez meses do ano é superior a 3% e totaliza mais de 3.540 milhões de euros. Segundo os dados hoje divulgados pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugaç (ATP), destaque para o aumento do valor exportado de produtos como o vestuário e acessórios de malha (mais 6,3%) e outros artigos têxteis confecionados, (mais 11,2%), e para os tecidos de malha (mais 9,4%), as fibras sintéticas ou artificias descontínuas (mais 6,7%) e as pastas, feltros e artigos de cordoaria (mais 5,9%). Quanto aos principais destinos, refira-se que as exportações para o Reino Unido tiveram um incremento de 11%, para os EUA de 17%, para Angola de 14% e para a Tunísia de 37%. Aliás, sublinha a ATP, as exportações para mercados não comunitários cresceram, globalmente,  cerca de 11%, graças ao "esforço de diversificação de mercados que o setor tem vindo a fazer". Também as importações de matérias têxteis para a indústria crescerem 12,2% desde o início do ano. Bem menor foi a evolução das importações de produtos acabados, com um aumento de 1% para os artigos têxteis confecionados, entre os quais se incluem os têxteis para o lar, e de 0,3% para o vestuário. Fonte: Dinheiro Vivo Em termos de proveniência das importações, destaque para o crescimento de 89% nas compras à Indonésia, de 50% ao Paquistão, de 38% à Índia, de 36% ao Bangladesh e de 14% ao Egito. A balança comercial da indústria têxtil e do vestuário, entre janeiro e outubro, este setor, situou-se acima dos 861 milhões de euros, com uma taxa de cobertura superior a 1,3.



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.