CNTV se reúne com representantes do MDIC e da Secretaria Geral da Presidência em Brasília

Encontro discutiu o fechamento das unidades e demissões em massa na empresa Vulcabras/Azaleia e as irregularidades que vem ocorrendo na importação de calçados

Escrito por: CNTV CUT • Publicado em: 07/02/2013 - 14:54 Escrito por: CNTV CUT Publicado em: 07/02/2013 - 14:54

 

Representantes da CNTV CUTestiveram em Brasilia nesta terça-feira , 5 de fevereiro, para uma reunião com a Secretária do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDC), Heloísa Regina Guimarães, para tratar da situação da empresa Vulcabras/Azaleia, que anunciou em dezembro passado o fechamento de 12 fábricas e demissão de cerca de 4 mil trabalhadores(as) na região de Itapetinga, Bahia.

Participaram, pela CNTV-CUT, o vice-presidente João Batista Xavier da Silva, do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga (RS) e o presidente do Sindicato dos Calçados de Itapatinga, James Alves, acompanhado do advogado do sindicato Dr. Braúlio Zacarias Ferraz.  Também estava presente Marcia Blank, da Secretaria Geral da Presidência do Governo, representando o assessor especial da presidência, José Lopes Feijó.

“Cobramos uma atuação do governo na medida em que a empresa Vulcabras/Azaleia foi beneficiada com uma série de incentivos do poder público no Rio Grande do Sul e na Bahia, e mesmo assim fechou fábricas, demitiu em massa e agora temos notícias de que se deslocará para o Ceará”, relata Batista.

O vice-presidente da CNTV também denunciou à representante do MDIC a forma de importação do sapato da China ao Brasil. “Eles entram no país pela Argentina e pelo Paraguai como se fossem produtos taiwaneses. Em 2010 conseguimos a taxação do tênis chinês, o que melhorou o setor. Hoje, as próprias empresas produtoras, muitas delas afiliadas à Abicalçados, praticam essas irregularidades. Pedimos uma investigação mais rígida na fiscalização das fronteiras”, pontua.

Por fim, a Confederação reforçou seu posicionamento contrário à guerra fiscal e contra os incentivos fiscais e investimentos públicos às empresas sem contrapartidas sociais, que protejam, por exemplo, o emprego e as condições de trabalho.

Os representantes do governo confirmaram que em breve o Ministério do Trabalho convocará a Vulcabras/Azaleia para uma reunião com a CNTV.

Próximos passos

Na agenda da CNTV CUT, os dirigentes e sindicatos se preparam para realizar uma grande manifestação em Brasília, no próximo dia 6 de março, para entregar a Pauta dos Trabalhadores à presidenta Dilma, que já se comprometeu a receber as representações sindicais.

Convocada pelas centrais sindicais, a Marcha pela Cidadania, Desenvolvimento e Valorização do Trabalho vai cobrar redução da jornada, fim do fator previdenciário, retomada do investimento público e contrapartidas sociais. Leia mais aqui.

Título: CNTV se reúne com representantes do MDIC e da Secretaria Geral da Presidência em Brasília, Conteúdo:   Representantes da CNTV CUTestiveram em Brasilia nesta terça-feira , 5 de fevereiro, para uma reunião com a Secretária do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDC), Heloísa Regina Guimarães, para tratar da situação da empresa Vulcabras/Azaleia, que anunciou em dezembro passado o fechamento de 12 fábricas e demissão de cerca de 4 mil trabalhadores(as) na região de Itapetinga, Bahia. Participaram, pela CNTV-CUT, o vice-presidente João Batista Xavier da Silva, do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga (RS) e o presidente do Sindicato dos Calçados de Itapatinga, James Alves, acompanhado do advogado do sindicato Dr. Braúlio Zacarias Ferraz.  Também estava presente Marcia Blank, da Secretaria Geral da Presidência do Governo, representando o assessor especial da presidência, José Lopes Feijó. “Cobramos uma atuação do governo na medida em que a empresa Vulcabras/Azaleia foi beneficiada com uma série de incentivos do poder público no Rio Grande do Sul e na Bahia, e mesmo assim fechou fábricas, demitiu em massa e agora temos notícias de que se deslocará para o Ceará”, relata Batista. O vice-presidente da CNTV também denunciou à representante do MDIC a forma de importação do sapato da China ao Brasil. “Eles entram no país pela Argentina e pelo Paraguai como se fossem produtos taiwaneses. Em 2010 conseguimos a taxação do tênis chinês, o que melhorou o setor. Hoje, as próprias empresas produtoras, muitas delas afiliadas à Abicalçados, praticam essas irregularidades. Pedimos uma investigação mais rígida na fiscalização das fronteiras”, pontua. Por fim, a Confederação reforçou seu posicionamento contrário à guerra fiscal e contra os incentivos fiscais e investimentos públicos às empresas sem contrapartidas sociais, que protejam, por exemplo, o emprego e as condições de trabalho. Os representantes do governo confirmaram que em breve o Ministério do Trabalho convocará a Vulcabras/Azaleia para uma reunião com a CNTV. Próximos passos Na agenda da CNTV CUT, os dirigentes e sindicatos se preparam para realizar uma grande manifestação em Brasília, no próximo dia 6 de março, para entregar a Pauta dos Trabalhadores à presidenta Dilma, que já se comprometeu a receber as representações sindicais. Convocada pelas centrais sindicais, a Marcha pela Cidadania, Desenvolvimento e Valorização do Trabalho vai cobrar redução da jornada, fim do fator previdenciário, retomada do investimento público e contrapartidas sociais. Leia mais aqui.



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.