CNTV-CUT prepara campanhas nacionais para o Ramo Vestuário

Dirigentes reunidos nesta quarta-feira, em São Paulo, decidem realizar Campanha Salarial Unificada e Campanha Nacional de Sindicalização

Escrito por: Gislene Madarazo • Publicado em: 14/03/2013 - 16:56 Escrito por: Gislene Madarazo Publicado em: 14/03/2013 - 16:56

 

A direção executiva da CNTV –CUT (Confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT) reuniu-se nesta quarta-feira , 12 de março, em São Paulo, para discutir e deliberar sobre as ações da entidade no próximo período na busca de fortalecimento dos sindicatos de base. Entre as principais decisões estão a realização imediata da Campanha Salarial Nacional Articulada e uma Campanha Nacional de Sindicalização.

A Campanha Salarial Nacional será articulada com as federações e sindicatos de base. “Nosso objetivo é construir uma pauta unitária e essa unidade na ação fortalecerá ainda mais a atuação dos sindicatos de base. Além disso, uma campanha salarial nacional é fundamental para unificar nossas conquistas, sempre objetivando a construção de uma data base unificada por setor no ramo vestuário”, afirma Cida Trajano, presidenta da CNTV-CUT.

“Não fique só, fique sócio”

Em sintonia com a campanha nacional de sindicalização da CUT, que apresenta para a CNTV o desafio de sindicalizar mais de 9.000 trabalhadores até o ano de 2015, a direção executiva deliberou também pela realização de uma Campanha Nacional de Sindicalização. A proposta é que a campanha seja deflagrada em abril/maio e finalizada em dezembro. A temática discutida girou em torno da frase “Não fique só, fique sócio”, utilizando a imagem de abelhas, em referência à primeira campanha de sindicalização da CUT, realizada em meados da década de 80.

Para a presidenta Cida Trajano, o desafio é realizar uma grande campanha, apesar de todas as dificuldades. “Vamos discutir com as federações e contribuir com as campanhas regionais de sindicalização. Não queremos só aumentar a arrecadação financeira, mas principalmente incentivar a participação política da trabalhadora e do trabalhador do Ramo”, pontuou Cida.   

De acordo com o vice-presidente da CNTV, João Batista, que também é presidente da Federação dos Sapateiros do Rio Grande do Sul, aumentar o nível de sindicalização no ramo vestuário da CUT é fundamental para fortalecer os sindicatos e a luta da classe trabalhadora. “Um sindicalismo de base é uma sindicalismo enraizado nos locais de trabalho”, completa Batista.

Momento de Formação Política

A programação da reunião da direção executiva da CNTV-CUT reservou um período para o debate político sobre a conjuntura nacional. O companheiro Rafael Marques, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, apresentou uma análise do atual momento político, abrindo o debate com os participantes. “Estamos vivendo um novo momento na conjuntura sindical, para tanto é necessário aproveitar o bom momento econômico que o Brasil está passando, para avançar nas conquistas dos trabalhadores”, afirmou Rafael.

Com informações do assessor Josenildo Galdino de Melo

Título: CNTV-CUT prepara campanhas nacionais para o Ramo Vestuário, Conteúdo:   A direção executiva da CNTV –CUT (Confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT) reuniu-se nesta quarta-feira , 12 de março, em São Paulo, para discutir e deliberar sobre as ações da entidade no próximo período na busca de fortalecimento dos sindicatos de base. Entre as principais decisões estão a realização imediata da Campanha Salarial Nacional Articulada e uma Campanha Nacional de Sindicalização. A Campanha Salarial Nacional será articulada com as federações e sindicatos de base. “Nosso objetivo é construir uma pauta unitária e essa unidade na ação fortalecerá ainda mais a atuação dos sindicatos de base. Além disso, uma campanha salarial nacional é fundamental para unificar nossas conquistas, sempre objetivando a construção de uma data base unificada por setor no ramo vestuário”, afirma Cida Trajano, presidenta da CNTV-CUT. “Não fique só, fique sócio” Em sintonia com a campanha nacional de sindicalização da CUT, que apresenta para a CNTV o desafio de sindicalizar mais de 9.000 trabalhadores até o ano de 2015, a direção executiva deliberou também pela realização de uma Campanha Nacional de Sindicalização. A proposta é que a campanha seja deflagrada em abril/maio e finalizada em dezembro. A temática discutida girou em torno da frase “Não fique só, fique sócio”, utilizando a imagem de abelhas, em referência à primeira campanha de sindicalização da CUT, realizada em meados da década de 80. Para a presidenta Cida Trajano, o desafio é realizar uma grande campanha, apesar de todas as dificuldades. “Vamos discutir com as federações e contribuir com as campanhas regionais de sindicalização. Não queremos só aumentar a arrecadação financeira, mas principalmente incentivar a participação política da trabalhadora e do trabalhador do Ramo”, pontuou Cida.    De acordo com o vice-presidente da CNTV, João Batista, que também é presidente da Federação dos Sapateiros do Rio Grande do Sul, aumentar o nível de sindicalização no ramo vestuário da CUT é fundamental para fortalecer os sindicatos e a luta da classe trabalhadora. “Um sindicalismo de base é uma sindicalismo enraizado nos locais de trabalho”, completa Batista. Momento de Formação Política A programação da reunião da direção executiva da CNTV-CUT reservou um período para o debate político sobre a conjuntura nacional. O companheiro Rafael Marques, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, apresentou uma análise do atual momento político, abrindo o debate com os participantes. “Estamos vivendo um novo momento na conjuntura sindical, para tanto é necessário aproveitar o bom momento econômico que o Brasil está passando, para avançar nas conquistas dos trabalhadores”, afirmou Rafael. Com informações do assessor Josenildo Galdino de Melo



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