Câmara anuncia início de análise sobre processo contra Cunha na corregedoria

1º secretário da Câmara, Beto Mansur, será o relator, mas poderá acolher ou rejeitar a representação. Pedido, assim como o do Conselho de

Escrito por: • Publicado em: 29/10/2015 - 10:37 Escrito por: Publicado em: 29/10/2015 - 10:37

Rede Brasil Atual

 

Brasília – O deputado Beto Mansur (PRB-SP), que ocupa a primeira secretaria da Câmara dos Deputados, afirmou na tarde de hoje (28) que foi escolhido pela mesa diretora da Casa para ser relator da representação contra o presidente, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na corregedoria. O pedido contra Cunha foi feito por 29 parlamentares de sete legendas no início do mês, poucos dias antes da representação apresentada contra ele no Conselho de Ética – e apresenta como argumentos os mesmos motivos.

Com o anúncio de Mansur, passam a ser dois os processos legislativos contra o presidente da Câmara a ter seguimento, em dois órgãos da Casa, depois de mais de 20 dias de espera. Ambos estavam parados, aguardando cumprimento de prazos regimentais.

Segundo Mansur, a escolha do seu nome foi decidida pelos integrantes da mesa diretora após reunião realizada no começo desta quarta-feira. Conforme as regras da Casa, que são diferentes das do Conselho de Ética, ele não tem prazo para responder ao pedido feito pelos deputados e pode acolher ou rejeitar o pedido. Se rejeitar, a representação será imediatamente arquivada. Se acolher, será devolvida para a corregedoria para que, a partir daí, seja formalizado o processo.

A representação contra Cunha na corregedoria, assinada por deputados do PT, Psol, PPS, Rede, PSB, Pros e PMDB, pede que seja avaliada a investigação aberta pela Polícia Federal e Ministério Público Federal por envolvimento do deputado na Lava Jato.

Mansur destacou que, juntamente com os pedidos contra Eduardo Cunha, a mesa diretora vai dar seguimento ao pedido de representação feito contra o 1º vice-presidente da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA) – também por participação no esquema da Lava Jato. O relator do pedido de representação contra Maranhão será o 2º secretário da Câmara, Felipe Bornier (PSD-RJ).

Título: Câmara anuncia início de análise sobre processo contra Cunha na corregedoria, Conteúdo: Rede Brasil Atual   Brasília – O deputado Beto Mansur (PRB-SP), que ocupa a primeira secretaria da Câmara dos Deputados, afirmou na tarde de hoje (28) que foi escolhido pela mesa diretora da Casa para ser relator da representação contra o presidente, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na corregedoria. O pedido contra Cunha foi feito por 29 parlamentares de sete legendas no início do mês, poucos dias antes da representação apresentada contra ele no Conselho de Ética – e apresenta como argumentos os mesmos motivos. Com o anúncio de Mansur, passam a ser dois os processos legislativos contra o presidente da Câmara a ter seguimento, em dois órgãos da Casa, depois de mais de 20 dias de espera. Ambos estavam parados, aguardando cumprimento de prazos regimentais. Segundo Mansur, a escolha do seu nome foi decidida pelos integrantes da mesa diretora após reunião realizada no começo desta quarta-feira. Conforme as regras da Casa, que são diferentes das do Conselho de Ética, ele não tem prazo para responder ao pedido feito pelos deputados e pode acolher ou rejeitar o pedido. Se rejeitar, a representação será imediatamente arquivada. Se acolher, será devolvida para a corregedoria para que, a partir daí, seja formalizado o processo. A representação contra Cunha na corregedoria, assinada por deputados do PT, Psol, PPS, Rede, PSB, Pros e PMDB, pede que seja avaliada a investigação aberta pela Polícia Federal e Ministério Público Federal por envolvimento do deputado na Lava Jato. Mansur destacou que, juntamente com os pedidos contra Eduardo Cunha, a mesa diretora vai dar seguimento ao pedido de representação feito contra o 1º vice-presidente da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA) – também por participação no esquema da Lava Jato. O relator do pedido de representação contra Maranhão será o 2º secretário da Câmara, Felipe Bornier (PSD-RJ).



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.