Bahia: Trabalhadores(as) da Via Uno novamente em greve por falta de pagamento

Paralisações são recorrentes desde 2011 devido à crise que se abateu sobre a empresa

Escrito por: CNTV CUT • Publicado em: 12/02/2014 - 15:39 Escrito por: CNTV CUT Publicado em: 12/02/2014 - 15:39

Os cerca de 400 trabalhadores(as) da empresa calçadista Via Uno em Conceição do Coité (Bahia) decidiram cruzar os braços na manhã desta  segunda-feira, 10, devido ao atraso no pagamento dos salários. A decisão pela greve foi ocasionada pelo descumprimento do acordo de pagamento semanal dos valores em atraso.

A falta de pagamento é recorrente na empresa desde 2011, quando teve início da crise da Via Uno. Desta vez, os trabalhadores estavam com dois salários em atraso e foi firmado acordo entre empresa e trabalhadores para o pagamento semanal das parcelas em atraso, sempre às sextas-feiras. Como a parcela do dia 7 de fevereiro não foi paga, os trabalhadores(as) decidiram parar a produção.

A empresa conversou com uma comissão de trabalhadores, acompanhada por representantes do Sindicato, e afirmou que está buscando recursos para conseguir pagar sua dívida. Solicitou uma reunião no dia 13, quinta-feira, para dar uma resposta se conseguirá ou não cumprir o acordo, mas garantiu que os trabalhadores não sofrerão prejuízos devido aos dias parados.

Recuperação Judicial

Em setembro do ano passado, a empresa entrou em recuperação judicial para evitar a falência, mas até o momento a justiça não apresentou o plano para sanar a crise. 

Título: Bahia: Trabalhadores(as) da Via Uno novamente em greve por falta de pagamento, Conteúdo: Os cerca de 400 trabalhadores(as) da empresa calçadista Via Uno em Conceição do Coité (Bahia) decidiram cruzar os braços na manhã desta  segunda-feira, 10, devido ao atraso no pagamento dos salários. A decisão pela greve foi ocasionada pelo descumprimento do acordo de pagamento semanal dos valores em atraso. A falta de pagamento é recorrente na empresa desde 2011, quando teve início da crise da Via Uno. Desta vez, os trabalhadores estavam com dois salários em atraso e foi firmado acordo entre empresa e trabalhadores para o pagamento semanal das parcelas em atraso, sempre às sextas-feiras. Como a parcela do dia 7 de fevereiro não foi paga, os trabalhadores(as) decidiram parar a produção. A empresa conversou com uma comissão de trabalhadores, acompanhada por representantes do Sindicato, e afirmou que está buscando recursos para conseguir pagar sua dívida. Solicitou uma reunião no dia 13, quinta-feira, para dar uma resposta se conseguirá ou não cumprir o acordo, mas garantiu que os trabalhadores não sofrerão prejuízos devido aos dias parados. Recuperação Judicial Em setembro do ano passado, a empresa entrou em recuperação judicial para evitar a falência, mas até o momento a justiça não apresentou o plano para sanar a crise. 



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.