Ato pela igualdade racial no trabalho e na vida abre programação da Consciência Negra

Atividade será no dia 6, no Hotel Braston: rua Martins Fontes, 330 ? São Paulo/SP

Escrito por: CNTV CUT • Publicado em: 01/11/2012 - 12:33 Escrito por: CNTV CUT Publicado em: 01/11/2012 - 12:33

 

Iniciando simbolicamente as atividades da CUT Nacional referente ao 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra, a Central promoverá na próxima terça-feira, dia 6, em São Paulo, o ato pela igualdade racial no trabalho e na vida.

Foram convidados o deputado federal Vicentinho, a deputada federal Janete Pietá e o senador Paulo Paim, além de representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Fundação Cultural Palmares.

Além de uma mesa temática, ocorrerá durante o ato a exibição do filme de curta-metragem “Vista Minha Pele” do cineasta Joel Zito Araújo conhecido por suas produções sobre a temática racial.

Durante todo o mês de novembro  a CUT realizará diversas atividades por todo o Brasil. São atos, manifestações, eventos culturais que vão celebrar os avanços conquistados e cobrar mais empenho das três esferas governamentais na promoção de políticas afirmativas que visem superar as desigualdades social e racial e erradicar o preconceito e a discriminação no Brasil.

Motivos para comemorar

Na última década, algumas políticas afirmativas implementadas em diferentes níveis de governo têm sido indutoras de importantes mudanças sociais. Mas a melhora das condições é fruto não só das ações públicas, mas resultado direto da organização do movimento negro e sindical e do crescimento da consciência racial da nossa sociedade.

Destacam-se a publicação da Lei 10.639, que inclui o ensino da história do continente Africano e dos negros do Brasil nos currículos escolares, o lançamento do projeto piloto “Juventude Viva” que visa reduzir o elevado índice de homicídios que atingem os jovens negros em todo o país e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial em 2010.

“Porém, infelizmente o Estatuto ainda é muito pouco conhecido, o que dificulta a implementação das suas políticas. Portanto, uma das tarefas que nós devemos desenvolver no próximo período é a ampliação do conhecimento sobre este importante marco legal para que seja de fato conhecido e possamos assim, exigir de maneira mais incisiva a implementação de suas políticas”, observa Maria Julia Nogueira, secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT.

Para conhecer a programação completa, acesse o Portal dos Trabalhadores

Título: Ato pela igualdade racial no trabalho e na vida abre programação da Consciência Negra, Conteúdo:   Iniciando simbolicamente as atividades da CUT Nacional referente ao 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra, a Central promoverá na próxima terça-feira, dia 6, em São Paulo, o ato pela igualdade racial no trabalho e na vida. Foram convidados o deputado federal Vicentinho, a deputada federal Janete Pietá e o senador Paulo Paim, além de representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Fundação Cultural Palmares. Além de uma mesa temática, ocorrerá durante o ato a exibição do filme de curta-metragem “Vista Minha Pele” do cineasta Joel Zito Araújo conhecido por suas produções sobre a temática racial. Durante todo o mês de novembro  a CUT realizará diversas atividades por todo o Brasil. São atos, manifestações, eventos culturais que vão celebrar os avanços conquistados e cobrar mais empenho das três esferas governamentais na promoção de políticas afirmativas que visem superar as desigualdades social e racial e erradicar o preconceito e a discriminação no Brasil. Motivos para comemorar Na última década, algumas políticas afirmativas implementadas em diferentes níveis de governo têm sido indutoras de importantes mudanças sociais. Mas a melhora das condições é fruto não só das ações públicas, mas resultado direto da organização do movimento negro e sindical e do crescimento da consciência racial da nossa sociedade. Destacam-se a publicação da Lei 10.639, que inclui o ensino da história do continente Africano e dos negros do Brasil nos currículos escolares, o lançamento do projeto piloto “Juventude Viva” que visa reduzir o elevado índice de homicídios que atingem os jovens negros em todo o país e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial em 2010. “Porém, infelizmente o Estatuto ainda é muito pouco conhecido, o que dificulta a implementação das suas políticas. Portanto, uma das tarefas que nós devemos desenvolver no próximo período é a ampliação do conhecimento sobre este importante marco legal para que seja de fato conhecido e possamos assim, exigir de maneira mais incisiva a implementação de suas políticas”, observa Maria Julia Nogueira, secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT. Para conhecer a programação completa, acesse o Portal dos Trabalhadores



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.