7 de Outubro: sindicatos de todo o mundo mobilizam contra o trabalho precário
No Dia Mundial pelo Trabalho Decente, trabalhadores foram às ruas denunciar os impactos negativos do trabalho precário
Escrito por: CNTV CUT • Publicado em: 11/10/2012 - 20:53 Escrito por: CNTV CUT Publicado em: 11/10/2012 - 20:53
Neste 7 de outubro, Dia Mundial pelo Trabalho Decente, a atenção mundial foi atraída para os impactos negativos do trabalho precário com o lançamento do relatório do Sindicato Global IndustriALL "A Armadilha Triangular" e com a mobilização de um grande número de sindicatos em todo o mundo.
Sindicatos de todo o mundo juntaram-se à campanha do IndustriALL para parar o trabalho precário. Da Argentina a Mali e da Palestina à Alemanha, vozes dos trabalhadores estão sendo ouvidas alto e claro. Trabalhadores foram às ruas em Burkina Faso, Colômbia, Guiné, Hong Kong, Hungria, Índia, Indonésia, Quirguistão, Mali, Maurícias, Sri Lanka, Tailândia e muitos outros países.
Em 2 de Outubro, o relatório IndustriALL 'A Armadilha Triangular' foi lançado, atacando a grande expansão do uso do trabalho temporário e exigindo emprego direto. Os sindicatos começaram a usar o relatório para informar os seus membros e ao público em geral sobre esta ameaça mundial para os direitos dos trabalhadores, e para reforçar as suas demandas sobre o governo e empregadores.
Com informações do IndustriALL
O que é o IndustriALL:
O Sindicato Global IndustriALL foi fundado no dia 19 de junho deste ano, em Copenhagen (Dinamarca), por mais de 1.200 delegados sindicais vindos de todo o mundo. A nova organização é uma fusão reúne das federações sindicais internacionais precedentes: a Federação Internacional de trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas (FITIM), a Federação Internacional de Sindicatos da Química, Energia, Minas e Indústrias Diversas (ICEM) e a Federação Internacional de Trabalhadores da indústria Têxtil, Vestuário e Couro (FITTVC).