20 de novembro Dia da Consciência Negra

06/11/2013 - 00:00

Consciência Negra é espírito de luta, raça, força e bravura. Consciência Negra é sinônimo de resistência e fé na vida

Consciência Negra é espírito de luta, raça, força e bravura. Consciência Negra é sinônimo de resistência e fé na vida. O dia 20 de novembro de 1695, foi o dia em que Zumbi foi brutalmente assassinado. Ele que, juntamente com Dandara, representam os maiores líderes da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade. Ideais vivos em nossos dias.

É com muita honra que celebramos o dia 20 de novembro como o dia de todas as lutas: pela liberdade, contra a escravidão, pela consciência negra, contra a discriminação racial, contra a exclusão da população afro-descendente e por todo tipo de preconceito enraizado na sociedade de todos os povos.

Devemos consolidar a luta contra o racismo, pela igualdade e a vida. A população negra vive, há séculos, uma situação histórica de exclusão que estatisticamente, passa a ser uma das camadas mais pobres da sociedade brasileira.

Na Câmara dos Deputados nosso mandato é membro e idealizador da Frente Parlamentar Pela Igualdade Racial e Defesa dos Quiolombolas, cujo objetivo é o de resgatar e preservar a identidade e a dignidade das comunidades remanescentes de quilombos e também participa do Nucleo de Parlamentares Negros – NUPAN. Instâncias por onde são organizadas ações  para defender a população negra e propor alternativas para dar mais dignidade ao povo negro.

Comemoramos em novembro o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA e devemos nos sentir honrados em erguer esta bandeira, pois esta é uma luta de todos nós, brasileiros e brasileiras, que idealizamos um país de todos e para todos: índios, negros, brancos, quilombolas, ciganos, judeus, palestinos, árabes, asiáticos,  afro-descendentes e todas as raças e etnias que vivem em nosso país. Tenhamos  a convicção de que este é um povo que ama a nossa terra, visto que, aqui ele constrói, planta, semeia e sonha com um futuro digno para os filhos e filhas desta terra tão amada: Brasil.

Viva Zumbi!

Viva Dandara!