Recebemos com profunda tristeza a notícia da morte repentina do companheiro presidente da AFL-CIO, Richard Trumka, que sofreu um ataque cardíaco nesta quinta-feira (5).
É uma perda irreparável para o movimento sindical e para nós, que o recebemos em 2019, na sede da CUT Nacional (fotos), e selamos a nossa cooperação internacional para a realização de curso de formação aos dirigentes do Macrossetor da Indústria da CUT, o MSI-CUT e do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil.
Com certeza, o compromisso com a classe trabalhadora do companheiro Trumka foi decisivo para consolidar os laços entre os trabalhadores e trabalhadoras dos Estados Unidos e do Brasil e compartilhar sua luta em defesa dos direitos e combate aos ataques que aconteceram naquele país, muito semelhantes ao que vivemos desde a era Temer, com a tentativa de sufocamento dos sindicatos estadunidenses, onde ele foi protagonista dessa resistência.
Por isso, lamentamos profundamente perder alguém com a bravura desse valoroso companheiro. Richard Trumka, presente!
Cida Trajano, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo do Vestuário da CUT, CNTRV-CUT e coordenadora do Macrossetor da Indústria da CUT, MSI-CUT
Rafael Marques, presidente do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, TID-Brasil