Em Ipirá, trabalhadores calçadistas debatem impactos da reforma trabalhista

27/08/2019 - 11:13

Atividade fez parte do Projeto “Promover os Direitos Humanos e Fortalecer a Ação Sindical e a Igualdade de Gênero no Setor Vestuário do Brasil"

            Bahia: No dia 17 de agosto, a CNTRV realizou em parceria com o Sindicato dos Calçadistas de Ipirá, a segunda etapa da roda de conversa prevista pelo Projeto "Promover os Direitos Humanos e Fortalecer a Ação Sindical e a Igualdade de Gênero no Setor Vestuário do Brasil.

            Com presença marcante da juventude, os participantes debateram os impactos da reforma trabalhista nas ralações de trabalho e nas negociações coletivas e a importância da sindicalização como forma de fortalecer a ação sindical frente ao combate à retirada de direitos que se iniciou com Temer e se aprofundo no governo de Bolsonaro. “A negociação coletiva ganha uma expressão ainda maior para a garantia de tudo que foi conquistado ao longo da nossa luta. Contudo, para o sucesso a negociação coletiva é preciso fortalecer o sindicato e o processo de mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras a partir dos locais de trabalho e isso só é possível com um sindicato forte e representativo”, avaliou Arlete Silva, presidenta do Sindicato dos Calçadistas de Ipirá.

             As novas formas de contratação e o alto índice de desemprego também foram assuntos debatidos nesta etapa do  Projeto desenvolvido em parceria com o Solidarity Center da AFL-CIO e Fundação C&A.


Arlete Silva, presidenta do Sindicato, e Josenildo Melo, assessor da CNTRV e educador do Projeto, avaliam de forma muito positiva a participação da juventude na roda de conversaArlete Silva, presidenta do Sindicato, e Josenildo Melo, assessor da CNTRV e educador do Projeto, avaliam de forma muito positiva a participação da juventude na roda de conversa