O Sindicato dos Calçadistas de Jaú/SP aprovou junto à categoria a pauta de reinvindicações que norteará a Campanha Salarial deste ano. A assembleia foi realizada no dia 14 de maio e contou com a participação de trabalhadores de diversas fábricas do setor calçadista.
Trata-se da primeira campanha salarial da direção CUTista, que retomou o sindicato em setembro do ano passado. Para Miro Jacinto, presidente da entidade, o período será de grandes desafios. “Iniciamos a campanha numa conjuntura política bastante delicada, mas buscaremos mobilizar a categoria para avançar nos principais pontos da pauta, como PLR, por exemplo”, avaliou o sindicalista. A participação nos lucros e resultados é uma das principais reivindicações dos calçadistas de Jaú, já que a atual convenção não garante este benefício. Os trabalhadores/as também reivindicam o aumento do valor da cesta básica para R$ 220,00. Sobre os salários, a direção irá aguardar os índices para a data-base que é 1.º de julho.
Miro ressaltou a importância da Campanha Salarial Unificada da CNTRV como estratégia de apoio à pauta local. “Temos particularidades em nossa pauta, mas unificar a Campanha Salarial do Ramo Vestuário da CUT, por meio de materiais, troca de informações e até mesmo apoio político nas atividades, é muito positivo e fortalece nossa luta”, concluiu. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria Coureira, Calçadista e Vestuarista do Brasil, FETRACOVEST, José Carlos Guedes, participou da assembleia que contou ainda com o apoio da direção do Sindicato dos Coureiros de Botucatu e Região.