No próximo domingo (25) ocorre o Encontro de Sindicalistas da Marcha Mundial de Mulheres, das 9h às 17h no Hotel Braston (R. Martins Fontes, 330 – Consolação – centro paulistano).
O objetivo é discutir a articulação do movimento sindical junto ao movimento feminista e as contribuições do feminismo para a construção da pauta da classe trabalhadora. Discutirá, ainda, a contribuição sindical cutista para a Marcha Mundial de Mulheres. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia no[email protected]
O evento, organizado pela Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora (SNMT-CUT), reunirá membros do Coletivo Nacional de Mulheres, presidentas das estaduais e da executiva da CUT, entre outras dirigentes.
Programação
9h às 10h – Recepção e Credenciamento
10h às 10h30 – Mesa de abertura
10h30 às 12h – Mesa 1: Conjuntura - A crise mundial a partir da experiência das mulheres: organização e resistência.
Palestrantes: Rosane Silva (CUT – Brasil); Jone Bengo (ELA - País Basco) e Khadija Rhamiri (UMT - Marrocos). Coordenação: Martha Heredia (México - CSA)
12h às 13h – Almoço
13h às 14h30 - Mesa 2: Feminismo e sindicalismo - experiências regionais na construção da igualdade
Palestrantes: Alma Fernandez (PIT/CNT – Uruguai; Marie France (CSN - Canadá) e Ana Sebastião Diogo (UNTA - Angola). Modera: Cássia Buffeli (CCSCS)
14h30 às 16h - Mesa 3: Contribuições do sindicalismo para o Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres - Ação de 2015. Moderadoras: Alejandra Angriman (CTA - Argentina) e Rosana Sousa (CUT - Brasil).
16h às 17h – Mesa de encerramento com representantes da CUT, CSA, MMM
Sobre a Marcha - O evento das sindicalistas precede o 9º Encontro Internacional da Marcha Mundial de Mulheres (MMM), com o tema “Feminismo em Marcha para Mudar o Mundo”, que será entre os dias 25 e 31 de agosto, no Memorial da América Latina, capital paulista.
O encontro terá participação de ativistas dos cinco continentes, envolvidas na luta contra a pobreza e a violência. Com público estimado em 1400 mulheres, a MMM é um momento tanto de formação política e planejamento de ações, quanto de renovação das práticas e de debate sobre o papel do feminismo na transformação mundial.
O 31 de agosto, último dia do encontro, será marcado por uma grande mobilização de rua, com concentração a partir das 14h no vão livre do Masp e caminhada até a região central paulistana. Para conferir a programação e outras informações do 9º Encontro Internacional da MMM, clique aqui.
Serviço
Encontro de Sindicalistas da Marcha Mundial de Mulheres
25 de agosto, das 9h às 17h, no Hotel Braston
Rua Martins Fontes, 330 – Consolação – centro paulistano
Inscrições: [email protected]
Informações: (11) 2108-9165 / 9169