O SINDICAVESPAR, sindicato que representa trabalhadores e trabalhadoras do ramo vestuário de Pouso Alegre e região, organizou uma série de atividades realizadas nos dias 7 e 8 de fevereiro, na cidade de Silvianópolis (MG), que debateram moda sustentável e trabalho digno. A iniciativa é uma parceria da CNTRV e Lab Moda Sustentável, uma entidade que debate o futuro da moda e as perspectivas da cadeia produtiva sob o ponto de vista da sustentabilidade.
Outras organizações como Dieese, Alampyme-BR e Instituto Ecoar também apoiam a iniciativa que conta ainda com a participação do Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário de Sorocaba, cujas atividades estão programadas para esta sexta-feira, 14.
O diálogo
A agenda de atividades em Silvianópolis começou no dia 7. A presidenta da CNTRV, Cida Trajano, participou da distribuição de um folder nos locais de trabalho e dialogou com empresárias(os), em conjunto com o presidente do SINDICAVESPAR, Márcio de Faria, e a Secretária Geral da entidade, Benedita Soares. Uma reunião com a representante da empresa Azzurra Indústria de Confecções, debabeu a importância de envolver a representação sindical no debate sobre a implementação de um processo produtivo sustentável e com trabalho digno, que garanta igualdade de gênero e preserve a saúde dos trabalhadores, a vida e o meio ambiente. A conversa acenou a possibilidade de haver um diálogo social mais ampliado, envolvendo outras empresas instaladas no município.
Cida Trajano, presidenta da CNTRV, durante roda de conversa
Já no dia 8, durante a oficina, trabalhadoras e trabalhadores conheceram a importância de estarem atentos às transformações no mundo do trabalho, principalmente no que se refere à produção sustentável. “Não há como falar de sustentabilidade sem falar em direitos humanos, igualdade de gênero e trabalho digno. Nenhum produto é realmente sustentável se foi fabricado sob condições precárias de trabalho”, frisou Cida Trajano.
Confira álbum de fotos da atividade
Conheça do folder da iniciativa