O vice-presidente da CNTRV, João Batista Xavier, participou de um encontro em Curitiba, nesta quarta-feira (19), com o objetivo de debater, juntamente com a Comissão Nacional Tripartite Temática, as Normas de Segurança No Trabalho em Máquinas e Equipamentos. O encontro, que ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), reuniu também a Confederação Nacional da Indústria (CNI), empresários, membros do Governo, entidades representativas dos trabalhadores, Abicalçados, Abrameq e outras entidades patronais. "É importante para o nosso Ramo esta discussão, pois precisamos manter a segurança dos nossos trabalhadores e trabalhadoras. O nosso debate é com as entidades patronais, pois a ideia delas é retirar a proteção das máquinas. Isso é inaceitável", diz Batista.
Vale ressaltar que a NR 12, em sua essência, "define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras."
Após os debates, ficaram marcados dois novos encontros para a continuação das reivindicações. As próximas reuniões serão nos dias 3 e 4 de maio, em São Paulo, e 6 e 7 de junho, em Florianópolis.