Sorocaba: Sindicato do Vestuário realiza Seminário Jurídico sobre Reforma Trabalhista

27/02/2018 - 14:48

A manutenção da luta e das entidades sindicais será um dos temas do evento

                “Ação Sindical e Promoção do Trabalho Decente Frente às Reformas Trabalhista e Previdenciária” será o tema central de um Seminário em Sorocaba, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região. No evento, que acontecerá no dia 12 de março, juristas, sindicalistas, advogados, estudantes e lideranças sociais debaterão as mudanças na legislação e formularão propostas com vistas à defesa dos direitos, promoção do trabalho decente e manutenção da luta e das entidades sindicais. “2018 será um ano histórico para a organização da classe trabalhadora brasileira. Os impactos da Reforma Trabalhista começam a ter efeitos palpáveis na vida e no trabalho das pessoas: o emprego não aumentou conforme promessa do golpista Michel Temer; as relações de trabalho estão piorando; muitas empresas estão apostando no enfraquecimento dos sindicatos como forma de precarizar ainda mais os salários e as condições de trabalho. Diante desse cenário, o Seminário propõe um profundo debate com todos os setores que buscam saída para fortalecer a defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras”, destacou Paula Proença, presidenta do Sindicato.

                O Seminário, organizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho, contará com a participação de juristas renomados como Dra. Ivani Contini Bramante, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (2.ª Região); Dr. Raimundo Simão de Melo, membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e Dr. João Batista Martins Cesar, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, 15.º Região.

 

Oficina temática integrará Jornada Estadual da Mulher Trabalhadora

 

                Como parte da Jornada de Luta das Mulheres em Defesa da Democracia e por Direitos, que se iniciou no último dia 24, por iniciativa da Secretaria Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT/SP, a programação do Seminário terá uma palestra específica sobre a violência sofrida pelas mulheres, em especial, a mulher trabalhadora. A Dra. Emanuela Oliveira de Almeida Barros, que preside o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sorocaba, é a palestrante convidada para uma oficina temática que contará também com aulas de autodefesa para mulheres. “Até o dia 1.º  de maio, a Jornada percorrerá várias cidades do Estado de São Paulo e pretende estabelecer um amplo diálogo social sobre os mais variados temas, entre eles, as diversas formas de violência as quais as mulheres são submetidas, inclusive no local de trabalho”, relatou Márcia Viana, secretária estadual da Mulher Trabalhadora da CUT/SP.

 

Inscrições

                As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.vestuariosorocaba.org.br – Para mais informações, ligue (15) 3222-2122.

Clique aqui para se inscrever.

 

Confira a programação do Seminário: