Debate sobre a indústria no ABC tem sinergia com propostas do MSI-CUT

24/05/2022 - 10:48

Seminário Futuro da Indústria no ABC foi realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

O Seminário Futuro da Indústria no ABC, realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, nesta quarta-feira, 18, reuniu na Universidade de São Caetano do Sul, a USCS, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, representantes do setor empresarial, dos trabalhadores, do governo do Estado de São Paulo e de universidades para debater o processo de desindustrialização do Brasil e propor sua reversão.

"Essa atividade regional está em sintonia com o que estamos discutindo no Macrossetor da Indústria da CUT e no TID-Brasil e vem somar esforços nesse objetivo de parar a perda de indústrias do País, além de propor a reindustrialização e a ampliação do nosso parque fabril, com desenvolvimento tecnológico e social", destacou o presidente do TID-Brasil, Rafael Marques.

Para a coordenadora do MSI-CUT e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo do Vestuário da CUT, Cida Trajano, a formação profissional, que capacitará trabalhadores e trabalhadoras para atuar na indústria, com todos os avanços que já estão sendo implantados em suas linhas de produção, deve atender toda a juventude.

"O ensino técnico e tecnológico para a indústria ainda sofre com a falta de acesso a esse conhecimento pela classe trabalhadora e precisamos ter esse olhar para todos os 'brasis' que temos dentro do Brasil, para que todos os jovens possam ter uma formação cidadã, onde a população seja incluída e inclusiva.", afirmou a dirigente.

Segundo o presidente da Agência, Aroaldo Oliveira, o País vem assistindo ao desmonte da indústria nacional e o Estado de São Paulo, que é o mais industrializado, sente com isso e, no Estado, a Região do ABC é a que sente mais por ser a mais industrializada.

"Exatamente por esse fator, é urgente pactuar com os atores regionais, com o governo do Estado e encarar algumas questões para não perder mais com o processo de desindustrialização. A indústria pode melhorar as condições de vida das pessoas e ter isso em mente: ou serve para a sociedade ou não serve para ninguém", declarou Oliveira.

Ainda participaram do Seminário, os prefeitos José Auricchio Jr., de São Caetano do Sul; Marcelo Oliveira, de Mauá, Clóvis Volpi, de Ribeirão Pires; Claudinho da Geladeira, de Rio Grande da Serra; a vice-prefeita de Diadema e secretária de Desenvolvimento Econômico, Patty Ferreira; a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Zeina Latif; o deputado estadual, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba; o presidente da Câmara de Ribeirão Pires, Guto Volpi; presidentes, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges e dos Químicos do ABC, Raimundo Suzart; o presidente do Ciesp e vice-presidente da Fiesp, Rafael Cervone; o presidente da Abiquim, Ciro Marino; o vice-presidente da Anfavea, Antonio Megale; Luciano Pedregal, diretor do Sindipeças; o reitor da USCS, Leandro Prearo e a professora doutoranda Gisele Yamauchi, da Universidade São Judas Tadeu, entre outros.

Os deputados federais Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e Alex Manente enviaram mensagens gravadas de apoio à iniciativa e destacaram a importância da indústria para a região do ABC.