Federação Democrática dos Sapateiros do RS realiza Seminário da Campanha Salarial 2018

23/03/2018 - 20:56

Seminário foi realizado no último dia 15 e contou com a participação da presidenta da CNTR

A sede da Federação dos Sapateiros abriu as portas nesta quinta-feira (15) para o Seminário da Campanha Salarial 2018, que reuniu diversas lideranças sindicais da categoria. Diversos temas foram debatidos durante o dia, entre eles a atual conjuntura, desafios dos sindicatos para fortalecer o trabalho de base, negociação coletiva na perspectiva da nova legislação trabalhista, entre outros. Estiveram presentes além dos sindicatos a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo do Vestuário (CNTRV), Cida Trajano, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, o advogado da Federação dos Sapateiros, Milton Fagundes, a representante do DIEESE, Daniela Sandi, entre outros.

Para o presidente da Federação dos Sapateiros, João Batista Xavier, realizar este seminário já no início do ano é prioridade para a entidade. “Nós antecipamos este encontro, pois o cenário que vemos hoje em dia está cada vez pior para nós trabalhadores. Patrões querendo tirar vantagem dos empregados, salários baixos, reformas e mais reformas do governo golpista de Michel Temer (MDB) contra a classe trabalhadora e novos rumos do golpe, nos obrigam iniciar as discussões já em Março para unificar a nossa política”, diz. O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, citou na abertura do evento a violência que está ocorrendo no país, mais especificamente no Rio de Janeiro. “A direita não deu o golpe para promover segurança pública para os estados. O golpe é pra retirar direitos. Podemos comemorar o adiamento da votação da Reforma da Previdência, mas em constante alerta para os passos que a direta está dando”. Com esta fala foi solicitado uma salva de palma para a militante e vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada por preocupar –se com os direitos humanos e dar voz à juventude.

A presidenta da CNTRV, Cida Trajano, trouxe dados sobre as greves no país no ano passado, movimentações da entidade e também do TID-Brasil a partir da atual conjuntura. “As grandes mídias estão manipulando cada vez mais a população brasileira. Não podemos aceitar que o Governo venha ditar as regras de como nós trabalhadores devemos nos organizar, e por isso, a união vai fazer a força neste momento de campanha salarial”, afirma ela. O jurídico da Federação, Dr. Milton Fagundes, citou a necessidade de reinventar o movimento sindical. “Temos que lembrar das origens do sindicalismo no Brasil, com influências exteriores mas que funcionaram diretamente na época nas casas das pessoas. Não podemos perder anos e anos de luta e ficar em um impasse de como agir”, finaliza ele.

O DIEESE também apresentou estatísticas de como o país ainda está “patinando” para retomar o crescimento econômico. “O número de desempregados dobrou de 6,5 milhões para 13 milhões. Estamos em um período de extrema incerteza política, enquanto dados das próprias empresas do setor calçadista aumentam seus lucros milionários, como a Beira Rio e a Grendene, por exemplo”, diz Daniela Sandi. Ao final do dia de seminário foram encaminhados os principais eixos da campanha salarial, além das estratégias de comunicação, calendário e diversas reuniões. Por fim, foi realizada uma avaliação geral do seminário e um debate com os pontos de vistas com a categoria de todos os municípios participantes.