“O Brasil pode e vai ser feliz de novo”, afirma Cida Trajano em Congresso da CONTICOM

23/08/2018 - 09:37

A presidenta da CNTRV analisou a conjuntura e dialogou com o ramo da Construção Civil sobre as eleições 2018

                Cida Trajano, presidenta da CNTRV, participou do 8.º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Mobiliário (CONTICOM), entidade filiada à CUT. O evento, sediado em João Pessoa, na Paraíba, teve início na última terça-feira, 21, e se encerra nesta quinta, 23 de agosto.

                Representando Sérgio Nobre, secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores, Trajano realizou análise da conjuntura nacional programada para a tarde dessa quarta-feira, 21. Como não poderia ser diferente, um dos principais temas abordados pela sindicalista foi “eleições”. “Estamos diante de uma conjuntura devastadora para a classe trabalhadora e o ramo da construção civil é um dos que mais sofrem com a precarização e desemprego promovidos pela reforma trabalhista do governo golpista de Michel Temer. A garantia da candidatura de Lula e sua eleição, conforme a vontade do povo, é a única esperança de que nosso país volte a ser feliz. Mesmo que a justiça cometa mais um crime e impeça a candidatura de Lula, é provável que o PT dispute o segundo turno com Haddad e Manuela”.

 

Militância fará a diferença

                “Alckmin e o PSDB têm muito dinheiro e tempo de TV, mas não contam com a força e a perseverança da militância, o que o PT tem de sobra”, analisou Trajano que ressaltou ainda: “nessas eleições, os perfis das principais candidaturas estão bem claros. Lula e Haddad representam a retomada do emprego, dos programas sociais, das obras de infraestrutura, do crescimento com distribuição de renda. Alckmin e o PSDB são a continuidade do governo Temer e Bolsonaro não apresenta nenhuma proposta para o país e para a classe trabalhadora. Já Marina Silva não traz nada de novo para o eleitorado”.

 

O futuro do trabalho e do sindicalismo no Brasil

                Com o  tema “Enfrentando Novas Formas de Trabalho e Construindo um Novo Sindicalismo”, o Congresso debateu os impactos da reforma trabalhista para os trabalhadores e trabalhadoras da Construção Civil e Mobiliário e as reações do movimento sindical para o fortalecimento das entidades frente aos desafios colocados.

                No período da manhã, o evento recebeu o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 13.ª região, André Machado Cavalcante, e o sociólogo e  professor da Universidade Federal da Paraíba, Dr. Maurício Rombaldi. Os convidados analisaram a conjuntura sob ponto de vista das relações de trabalho e da ação sindical.

Congresso contou com ampla participação de delegados e delegadas de várias estadosCongresso contou com ampla participação de delegados e delegadas de várias estados

 

Convidados

                Claudio Gomes, presidente da CONTICOM, conta que além da presidenta da CNTRV, Cida Trajano, o Congresso recebeu e contou com as análises do agente operador do FGTS na Paraíba, Hélio Jorge Ferraz Barbosa, do sindicalista panamenho Jaime Caballero e do secretário regional da ICM para a América Latina, Nilton Freitas. Nesta quinta-feira, 23, haverá eleição para a nova direção da entidade, cuja sede se localiza na cidade de São Paulo.

                A CONTICOM compõe o Macrossetor da Indústria da CUT, coordenado por Trajano.

Abertura do Congresso aconteceu na noite do dia 21 de agostoAbertura do Congresso aconteceu na noite do dia 21 de agosto