MG: Mulheres do ramo vestuário debatem ações contra assediadores

23/05/2019 - 09:50

Sindicavespar integra projeto que debate direitos humanos e ação sindical para promoção da igualdade de gênero

                Pouso Alegre – Em Roda de Conversa desenvolvida pelo projeto denominada “Promover os Direitos Humanos e Fortalecer a Ação Sindical e a Igualdade de Gênero no Ramo Vestuário do Brasil”, realizada no último dia 18, trabalhadoras de diversas fábricas representadas pelo SINDICAVESPAR dialogaram sobre os principais problemas enfrentados por elas e demais mulheres durante a jornada de trabalho. O assédio moral foi um dos assuntos mais discutidos durante a atividade.

                “A conversa foi muito valiosa para as participantes e para o Sindicato. Muitas  trabalhadoras são, ou já foram, vítimas de algum tipo de violência no local de trabalho, principalmente pressões e ofensas morais”, avaliou Benedita Donizeti Soares, secretária geral da entidade.  A sindicalista destaca o desafio de ampliar o diálogo. “Um dos grandes desafios será a promoção da ação sindical nos locais de trabalho para que todas as trabalhadoras compreendam o tema e se sintam seguras para discutir e denunciar a violência de gênero”, enfatizou.

                Durante a atividade, as trabalhadoras debateram ainda os impactos da reforma da Previdência para as mulheres, caso seja aprovada pelo Congresso, e o quanto o futuro das trabalhadoras pode ser alterado a partir de propostas como aumento da idade mínima, capitalização e fim da Seguridade Social.

 

O projeto

                Tendo como referência a igualdade de gênero no trabalho como fator elementar para promoção dos direitos humanos, o projeto, que é desenvolvido pela CNTRV e Solidarity Center da AFL-CIO,  com apoio do Instituo C&A e Instituto Observatório Social, pretende envolver mulheres e homens em debates relacionados às diferenças nas relações de trabalho de acordo com o gênero e como a discriminação e o proconceito afetam a vida das mulheres. Para a promoção da igualdade de gênero nos locais de trabalho, o projeto tem ação sindical e a negociação coletiva como perspectivas.

                Serão realizadas Rodas de Conversas envolvendo trabalhadoras e trabalhadores de diversos setores que compõem o ramo vestuário. As atividades estão ocorrendo simultaneamente nas regiões nordeste, sudeste e sul.

Acompanhe o Projeto AQUI

A atividade contou com a participação da presidenta da CNTRV, Cida Trajano. O presidente do SINDICAVESPAR, Márcio Mário de Faria, participou da abertura da Roda de ConversaA atividade contou com a participação da presidenta da CNTRV, Cida Trajano. O presidente do SINDICAVESPAR, Márcio Mário de Faria, participou da abertura da Roda de Conversa