Tanto o calendário quanto os locais de saque das contas inativas do FGTS serão divulgados pela Caixa Econômica Federal somente a partir de 1º fevereiro. Os trabalhadores/as que fazem aniversário em janeiro e estão com saldo devem começar a sacar os recursos no próximo mês.
No entanto, já é possível conferir se possui direito diante contas inativas até 31 de dezembro de 2015.
O trabalhador e a trabalhadora podem consultar seu extrato do FGTS presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha. Não é possível consultar o extrato do FGTS pelo telefone de atendimento.
No site Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS. O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.
O que é uma conta inativa do FGTS?
Conta inativa é aquele onde o trabalhador recebeu o FGTS de um contrato de trabalho que foi finalizado.
O saque autorizado pelo Governo Federal só pode ser realizado de contas inativas até 31 de dezembro de 2015.
Antes, só tinha direito a sacar o FGTS de uma conta inativa quem estivesse desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos.
Sendo assim, o trabalhador e a trabalhadora não podem sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, depositado pelo empregador atual.