Presidenta da CNQ é a nova co-presidenta da América Latina e Caribe da IndustriALL
Durante o 2.º Congresso da IndustriALL Global Union, realizado no Rio de Janeiro, de 4 a 7 de outubro, Lucineide Varjão, presidenta da Confederação Nacional dos Químicos da CUT, foi eleita a nova co-presidenta da América Latina e Caribe da IndustriALL. Os brasileiros fizeram dupla comemoração. Além de ter uma brasileira no cargo, trata-se de uma mulher, o que representa um grande avanço na representação e empoderamento feminino na entidade. A IndustriALL representa mais de 50 milhões de trabalhadores em 140 países. Segundo dados oficiais, seu 2.º Congresso contou com mais de 1500 delegados e delegadas.
Um trabalhador brasileiro, metalúrgico e CUTista é eleito Secretário Geral da IndustriALL
O 2.º Congresso da IndustriALL elegeu outro brasileiro para um dos cargos mais importantes da entidade. O secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Valter Sanches, é o novo secretário geral da entidade. “Os cargos de liderança sempre foram ocupados por pessoas do hemisfério norte e quase sempre da Europa. Nunca houve a possibilidade de alguém do hemisfério Sul, ou de países em desenvolvimento poder estar na liderança do processo. Esse é um reconhecimento e coroamento do protagonismo dos metalúrgicos da CUT ao longo do tempo”, revelou Sanches.
Conticom participa da Conferência Global do Cimento no Panamá
Na última semana de setembro, dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Madeira, Conticom, participaram de uma das mais importantes conferências globais sobre o cimento. O evento foi realizado na cidade do Panamá e contou com a participação de 200 líderes de 77 sindicatos filiados à Internacional da Construção e Madeira (ICM).
O objetivo do encontro foi conhecer a realidade do setor de cimenteiro mundial, assim como elaborar planos para melhorar as relações de trabalho, saúde e segurança, seguridade, remuneração e mudanças climáticas. Claudio da Silva Gomes, presidente da Conticom, destacou que, “que o processo de terceirização e precarização está ocorrendo em todas as cimenteiras no mundo, é como se houvesse uma cartel onde todas as empresas adotassem a mesma prática, precisamos cada vez mais de uma ação internacional conjunta para fazer o contraponto”.
Contracs realiza diálogo social com Walmart
No último dia 7, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) reuniu-se com a empresa Walmart em mais uma mesa de diálogo social. Em pauta, os problemas enfrentados pelos trabalhadores da rede varejista que é uma das maiores do mundo.
O secretário de relações internacionais da Contracs, Eliezer Gomes, afirmou que o diálogo social é uma premissa muito importante porque é de onde muitas mudanças poderão vir, mas ressaltou que “não é tudo.” De acordo com ele, a organização e a ação sindical são necessárias para o alcance das conquistas dos trabalhadores. “Esta foi uma reunião de intenções, a exemplo das reuniões passadas, em que se discutiu problemas enfrentados pelos trabalhadores, mas ainda estamos aguardando concretudes da empresa, que ficou de nos apresentar documentos e programas que foram feitos sem nossa consulta. A Contracs continuará atenta para propor resolução aos problemas que afetam diretamente os trabalhadores do Walmart,” declarou.