Campanha Sapateiros de Saparinga e Nova Hartz (RS) na reta final

21/08/2013 - 17:17

Trabalhadores(as) irão avaliar proposta patronal, mas para Sindicato patrões podem oferecer mais

Com data-base em 1º de agosto, nesta quarta-feira, 21/8, será realizada assembleia dos Sapateiros(as) de Saparinga e Nova Hartz (RS) pra debater a proposta patronal.

De acordo com as lideranças sindicais, o momento é de pressionar por melhores reajustes salariais já que o Governo do Rio Grande do Sul diminuiu o ICMS de 17% para 12%, o Governo Federal reduziu o preço da energia elétrica em torno de 30% e desonerou a folha de pagamento do setor.

Os sapateiros do RS estão em Campanha Salarial reivindicando 5% de aumento sobre o índice da inflação. No entanto, até o momento as negociações não avançaram, pois os patrões, mais uma vez estão dificultando o dialogo com a categoria. Em todas as cidades de base da Federação democrática dos Sapateiros(as), os sindicatos ainda não obtiveram resposta de forma séria da parte da patronal.

Diante do impasse e da falta de vontade em negociar dos patrões, os sapateiros resolveram endurecer a mobilização. Nesta segunda (19) e terça-feira (20), houve atraso na produção em Nova Hartz e Sapiranga. 

Durante entrega de material informativo e informação através do carro de som do Sindicato, em frente a Via Marte, os trabalhadores paralisaram a produção por uma hora. Em Sapiranga, na filial da mesma empresa, a paralisação durou 10 minutos.

De acordo com o diretor sindical de Sapiranga, Antonio Machado, toda a mobilização visa acumular força e resistência já que as empresas não ofereceram nenhum percentual de reajuste na negociação de sexta-feira (16). A diretoria do Sindicato aposta na negociação e no acordo coletivo, a mobilização é uma resposta a falta de proposta da patronal até o momento.