Entidades de Sorocaba realizarão Ato feminista contra o Estado opressor

05/02/2020 - 17:47

“O hino feminista que já mobilizou mulheres de todo o mundo será entoado em Sorocaba”, diz chamada em redes sociais

                Neste sábado, 8, a região central de Sorocaba será palco de uma coreografia de protesto de mulheres que ganhou o mundo após ser protagonizada pelas chilenas contra o abuso sexual e o feminicídio. O Ato vem sendo reproduzido em diferentes continentes e a música, com o título Un Violador en Tu Camino (Um Violador em Seu Caminho) foi traduzida para várias línguas, inclusive português.  Assista AQUI.

                O Ato Feminista Contra o Estado Opressor em Sorocaba é apoiado por 14 entidades sociais, ONGs, sindicatos, coletivos e órgãos públicos como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (CEADEC).

                O Sindicato das Trabalhadoras/es nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região e a Secretaria Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT também apoiam a iniciativa. “É uma forma diferente e eficiente de protesto. As pessoas param pra ver e ouvir o canto das mulheres contra a violência de gênero e a impunidade dos agressores. A letra da música denuncia também o Estado que oprime as mulheres, especialmente as negras e LGBTQs, e atua a favor da perpetuação do machismo”, conta Márcia Viana, dirigente sindical do ramo vestuário e Secretária Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT/SP.