Macrossetor: Confiram principais notícias

08/08/2016 - 13:33

Toda semana, a CNTRV realiza esta publicação especial com as  principais notícias do Macrossetor da CUT

Toda semana, a CNTRV realiza esta publicação especial com as  principais notícias do Macrossetor da Indústria da CUT, que engloba, além da Confederação Nacional dos Trabalhadores/as do Ramo Vestuário (CNTRV),  os Ramos Metalúrgico (CNM), Químico (CNQ), Construção Civil (CONTICOM) e Alimentação (CONTAC).

Práticas anti-sindicais na AkzoNovel colombiana, Terceirização ilegal em construtora famosa; paralisação na Mercedes Benz e Rap da Campanha Salarial Unificada dos Trabalhadores da alimentação, são os destaques.

---------------------------------

Colômbia: IndustriALL toma como prioridade o enfrentamento às práticas anti-sindicais em Multinacional

Por: Comunicação CNTRV com informações da CNQ

Diante das práticas anti-sindicais adotadas pela unidade colombiana da AkzoNobel, os representantes brasileiros, argentinos, mexicanos e uruguaios da Rede de Trabalhadores da Empresa definiram como prioridade a garantia do direito dos trabalhadores à sindicalização e participação dos programas sindicais.

A Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ) divulgou em sua rede social que no último dia 19, as entidades foram recebidas pelo diretor de RH da AkzoNobel para Colômbia, Equador, Chile e Peru. Também participaram da reunião lideranças da IndustriALL e do sindicato colombiano USTI. Segundo a publicação, os representantes dos trabalhadores aproveitaram a reunião para denunciar os problemas enfrentados em cada país, e tornou-se prioridade a garantia de que os trabalhadores possam se organizar livremente na Colômbia e aderir à rede.

---------------------------------

ABC: Metalúrgicos da Mercedes  param em defesa dos empregos

Por: Comunicação CNTRV com informações da CNM/CUT

A última sexta-feira (5) foi marcada por paralisação na Mercedes  de São Bernardo do Campo (SP), após a Empresa publicar comunicado ameaçando demitir 2 mil trabalhadores. O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, denuncia que a ameaça vai na contramão de acordos estabelecidos em outras fábricas como na Volks, que garantiu emprego até 2021. “Sabemos que há queda na produção, mas a empresa insiste em não negociar nada e é contra qualquer tipo de alternativa. Não podemos aceitar essa decisão”, afirma o sindicalista.

---------------------------------

Campo Grande: Sindicato denuncia construtura por terceirizar 90% de obra

Por: Comunicação CNTRV com informações da CONTICOM

Em obra com cerca de 200 trabalhadores, na cidade de Campo Grande (MT), apenas os trabalhadores no setor administrativo tinham contrato direto com a MRV Engenharia. A constatação foi do sindicato local, que encontrou  90% dos trabalhadores  terceirizados em 9 empresas diferentes. “Isto é prejudicial para o trabalhador, porque boa parte das empresas contratadas pela MRV não tem condição de cumprir as regras trabalhistas e de segurança previstas em lei”, afirmou o presidente do Sintracom de Campo Grande, José Abelha.

---------------------------------

Alimentação: Videoclipe é usado para divulgar Campanha Salarial Unificada

Por: Comunicação CNTRV

A Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação da CUT (Contac), lançou um videoclipe de rap como forma de divulgar sua Campanha Salarial Unificada. A iniciativa é inovadora e atrai a juventude para a pauta da categoria.

Assista o vídeo pelo Youtube:https://www.youtube.com/watch?v=lrMhg6MS2