Em assembleia realizada no dia 25 de março, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis do Estado do Ceará, filiado à CNTRV, deu início à Campanha Salarial 2019.
Com data-base em 1.º de maio, a categoria aprovou as principais reivindicações como reajuste nos salários, cesta básica eletrônica (por meio de cartão), manutenção de todas as conquistas já existentes e garantia de direitos frente à reforma trabalhista.
Os trabalhadores querem ainda que a nova Convenção coloque fim ao banco de horas. A troca dos feriados também deverá ser pauta nas negociações. “A Convenção Coletiva é um instrumento que vale mais que a própria Lei. Por essa razão ela precisa garantir todos os direitos da categoria, mesmo aqueles já contidos na CLT”, explicou o diretor de assuntos jurídicos do Sindicato, Valdiélio de Lima Silva, ao trabalhadores e trabalhadoras participantes da assembleia.
Perspectivas
Para Valdiélio, a Campanha Salarial desse ano apresenta uma série de desafios. “Mesmo com desemprego recorde dos últimos 20 anos e em meio aos ataques à organização sindical e aos direitos dos trabalhadores, vamos mobiliar a categoria entorno das negociações da pauta aprovada na assembleia”, afirma o sindicalista.