RS: Seminário do Macrossetor debate o setor jurídico dos sindicatos e Reforma Trabalhista

11/08/2017 - 17:42

Evento aconteceu em Porto Alegre

A manhã desta sexta-feira (11) ficou marcada por uma grande mobilização do Macrossetor da Indústria Gaúcha, sindicatos de diversas categorias, federações, entre outros. Uma plenária na sede do Sindipolo, na Capital Gaúcha, abriu para o debate entre o jurídico e as entidades, sobre a unificação dos setores e analisar os prejuízos para os trabalhadores após a Reforma Trabalhista. A Federação dos Sapateiros RS se fez presente, bem como sindicatos da categoria para levar a representatividade do ramo para as discussões.

O jurídico da Federação, Dr. Milton Fagundes, explanou sobre a legislação trabalhista em outros países. “Não há mais a mesma visibilidade para o sindicalismo no Brasil. Nós, jurídicos, convocamos os dirigentes sindicais para estudarmos juntos uma proposta de unificação entre os ramos para matar este Leão de mãos dadas. A unidade é o caminho a ser seguido na organização da classe trabalhadora”, diz ele.

Já o jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Novo Hamburgo, Álvaro Klein, pondera que o empresariado está sendo completamente beneficiado, enquanto a classe trabalhadora padece sem direito algum. “Diversos são os pontos a serem destacados que não apresentam nenhum benefício ao trabalhador. Os acordos realizados diretamente não trarão proteção nem amparo. Além disso, o que o empresariado quer é uma pacificação no seu próprio ambiente, com o predomínio do negociado sobre o legislado”, diz.

Para o presidente da Federação dos Sapateiros, João Batista Xavier, os dados estão sendo manipulados pela mídia e governo golpistas. “Eles estão maquiando os dados de crescimento econômico, como geração de emprego e renda, por exemplo. Precisamos sim alterar os estatutos dos sindicatos para revogar estes entulhos golpistas que são os deputados que votam contra o povo brasileiro”, finaliza ele. O seminário ocorreu durante toda a manhã e contou com a presença de todas as categorias e também de representantes do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, DIEESE.