Seminário Nacional de Comunicação destaca importância do ativismo digital

19/05/2022 - 14:40

Roni Barbosa, secretário nacional de Comunicação da CUT apresentou projeto voltado para a militância nas redes sociais

Dirigentes do ramo vestuário da CUT participaram, na última terça, 17, do Seminário Nacional de Comunicação da CNTRV. A atividade marcou o encerramento de um ciclo formativo sobre Sindicalização, Comunicação e Organização Sindical.

O projeto "Fortalecimento da Ação Sindical no Ramo Vestuário da CUT",  desenvolvido com apoio do Solidarity Center, iniciado no primeiro semestre de 2021, ajudou as entidades participantes a desenvolverem 21 campanhas de sindicalização, resultando em mais de 4.500 novos sócios e sócias."Estou seguro que este projeto atingiu em cheio seu objetivo, estamos encerrando este ciclo com nossos sindicais fortalecidos, com mais ação e mais trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados", expressou Miro Jacintho, secretário de Formação Sindical da CNTRV.

Resultados parciais do projeto mostram grandes avançosResultados parciais do projeto mostram grandes avanços

"Nossa principal estratégia foi mostrar aos sindicatos que é possível melhorar a comunicação e a interlocução com a base, criando uma relação mais próxima antes de implementar as campanhas de sindicalização, relata Márcia Viana, seceretária de comunicação da CNTRV.

Novidades

A programação do Seminário esteve repleta de novidadades, começando pelo lançamento do programa "Nòs Vestimos Todas as Cores", uma iniciativa da CNTRV para a continuidade da formação e conscientização para a luta contra a discriminação por razão da diversidade de gênero e orientações sexuais nos locais de trabalho. "Não podemos jamais parar de tratar desse tema. Nosso ramo foi pioneiro neste aspecto e nos convencemos cada dia mais de que esta é uma pauta urgente e necessária", projetou Cida Trajano, presidenta da CNTRV.

Dividido em 12 episódios e transmitido pelo canal Roupa Colorida, no YouTube, o programa foi lançado no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Assista AQUI o primeiro episódio.

Outra novidade foi a apresentação do  Manual de Sindicalização e Comunicação Digital da CNTRV, uma publicação construída a partir da troca de experiências propiciada nas oficinas regionais. O material contém dados concretos do ramo e consolida ideias para que os sindicatos continuem melhorando a comunicaçaõ e fortalecendo o quadro de sócios/as.

Aplicativo

Um dos principais legados do projeto, foi, sem dúvida, a criação de um aplicativo do ramo vestuário da CUT. Com o TáNaMão, os sindicatos terão maior facilidade para divulgar direitos e benefícios, promover convênios e serviços, realizar assembleias e até mesmo sindicalizar de forma eletrônica.

Template inicial do aplicativoTemplate inicial do aplicativo

Brigadas digitais

Um dos assuntos centrais do Seminário se referiu às Brigadas Digitais da CUT, um projeto voltado para a reprodução de conteúdos digitais por meio das redes sociais Roni Barbosa, secretário nacional de Comunicação da CUT, explicou como funcinam e convocou a militância do ramo vestuário a integrar o projeto. "Nosso maior legado é nossa militância. Assim, nada mais lógico que a estratégia de divulgar conteúdos a partir da militância nas redes sociais", afirmou o sindicalista.

Para cadastrar sua brigada ou saber mais, acesse o site BRIGADAS DIGITAIS DA CUT.

Roni Barbosa: São milhares de militantes CUTistas reproduzindo conteúdos pelo WhatsApp e demais redes. Esse é nosso legado!Roni Barbosa: São milhares de militantes CUTistas reproduzindo conteúdos pelo WhatsApp e demais redes. Esse é nosso legado!