Dirigentes do ramo vestuário da CUT participaram, na última terça, 17, do Seminário Nacional de Comunicação da CNTRV. A atividade marcou o encerramento de um ciclo formativo sobre Sindicalização, Comunicação e Organização Sindical.
O projeto "Fortalecimento da Ação Sindical no Ramo Vestuário da CUT", desenvolvido com apoio do Solidarity Center, iniciado no primeiro semestre de 2021, ajudou as entidades participantes a desenvolverem 21 campanhas de sindicalização, resultando em mais de 4.500 novos sócios e sócias."Estou seguro que este projeto atingiu em cheio seu objetivo, estamos encerrando este ciclo com nossos sindicais fortalecidos, com mais ação e mais trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados", expressou Miro Jacintho, secretário de Formação Sindical da CNTRV.
Resultados parciais do projeto mostram grandes avanços
"Nossa principal estratégia foi mostrar aos sindicatos que é possível melhorar a comunicação e a interlocução com a base, criando uma relação mais próxima antes de implementar as campanhas de sindicalização, relata Márcia Viana, seceretária de comunicação da CNTRV.
Novidades
A programação do Seminário esteve repleta de novidadades, começando pelo lançamento do programa "Nòs Vestimos Todas as Cores", uma iniciativa da CNTRV para a continuidade da formação e conscientização para a luta contra a discriminação por razão da diversidade de gênero e orientações sexuais nos locais de trabalho. "Não podemos jamais parar de tratar desse tema. Nosso ramo foi pioneiro neste aspecto e nos convencemos cada dia mais de que esta é uma pauta urgente e necessária", projetou Cida Trajano, presidenta da CNTRV.
Dividido em 12 episódios e transmitido pelo canal Roupa Colorida, no YouTube, o programa foi lançado no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Assista AQUI o primeiro episódio.
Outra novidade foi a apresentação do Manual de Sindicalização e Comunicação Digital da CNTRV, uma publicação construída a partir da troca de experiências propiciada nas oficinas regionais. O material contém dados concretos do ramo e consolida ideias para que os sindicatos continuem melhorando a comunicaçaõ e fortalecendo o quadro de sócios/as.
Aplicativo
Um dos principais legados do projeto, foi, sem dúvida, a criação de um aplicativo do ramo vestuário da CUT. Com o TáNaMão, os sindicatos terão maior facilidade para divulgar direitos e benefícios, promover convênios e serviços, realizar assembleias e até mesmo sindicalizar de forma eletrônica.
Template inicial do aplicativo
Brigadas digitais
Um dos assuntos centrais do Seminário se referiu às Brigadas Digitais da CUT, um projeto voltado para a reprodução de conteúdos digitais por meio das redes sociais Roni Barbosa, secretário nacional de Comunicação da CUT, explicou como funcinam e convocou a militância do ramo vestuário a integrar o projeto. "Nosso maior legado é nossa militância. Assim, nada mais lógico que a estratégia de divulgar conteúdos a partir da militância nas redes sociais", afirmou o sindicalista.
Para cadastrar sua brigada ou saber mais, acesse o site BRIGADAS DIGITAIS DA CUT.