Sindicato dos Têxteis de Natal realiza seminário de planejamento

18/11/2014 - 17:15

CNTV-CUT contribui para planejamento da entidade

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Têxteis do Rio Grande do Norte (Sindtextil) realizou em parceria com a Confederação Nacional do Ramo vestuário da CUT (CNTV-CUT) um seminário de planejamento estratégico com os integrantes da diretoria do sindicato.

O evento que ocorreu nos dias 15 e 16 de novembro, na sede do sindicato, contou com a apresentação da CNTV-CUT sobre a política do ramo vestuário da CUT no macrossetor indústria, onde a presidenta da Confederação, Cida Trajano, apresentou a estratégia de uma política de unificação e articulação sindical entre os ramos: Vestuário, Metalúrgicos, Químicos, Alimentação e Construção e Madeira. “A união dos cincos ramos da CUT na indústria é fundamental para ampliar a organização dos trabalhadores e trabalhadoras, e assim avançar em melhores conquistas a classe trabalhadora”, afirmou Cida.

O seminário também discutiu estratégias de atuação da CNTV-CUT na IndustriALL (Federação Internacional dos ramos têxteis, metalúrgicos e químicos), onde se faz necessário o fortalecimento da luta internacional por meio de solidariedade sindical mundial. Para Cida, “para avançar nas lutas é necessário enfrentar o capitalismo, para tanto o capitalismo é global, o que faz necessário uma política articulada e organizada com as demais organizações sindicais internacionais”.

Os dirigentes do Sindtextil também construíram um planejamento de trabalho com base no fortalecimento da organização sindical de base, da unidade na direção do sindicato e da ampliação da participação do sindicato nas instancias da CUT e nas políticas públicas.

Para o presidente do Sindicato de Natal, Reno, “este seminário é fundamental para organizar as ações do sindicato, pois o planejamento estratégico possibilita ter uma atuação mais firme na política sindical, como também ampliar a organização do sindicato”.

Ao final os participantes fizeram um debate sobre a necessidade de ampliar a organização do trabalho de base, com a indicação de uma campanha de sindicalização permanente.

Esta atividade faz parte de uma sequencia de visitas e plenárias que o ramo vestuário da CUT está realizando. Por isso fiquem atentos e acompanhem as próximas noticiais do sindicato por meio do site e facebook.