Iniciado em 2018, o Intercâmbio de jovens sindicalistas promovio pela IndustriAll Global Union/FES foi encerrado em videoconferência realizada neste mês de junho. A atividade foi realizada de forma virtual por causa da pandemia do novo coronavírus que aflige o mundo e encontra-se em seu ápice em diversos países da América Latina, especialmente no Brasil.
Mayara Feitoza, dirigente do Sindical (Calçadistas de Itapetininga) representou o ramo vestuário da CUT na atividade e apresentou um plano de ação voltado para o fortalecimento da participação e filiação dos trabalhadores jovens no Sindicato. Conheça AQUI o Plano de Ação socializado no intercâmbio.
Avanços
A IndustriAll Global Union destacou que dentre os avanços obtidos pelo projeto, está o aumento da filiação e maior participação de jovens e mulheres nos espaços de decisão dentro das estruturas sindicais.
Para a coordenadora do projeto de jovens na América Latina e assessora regional da IndustriAll, Julieta Avalos, o encerramento do ciclo transformou o olhar dos participantes. “Vários nunca haviam tomado um avião, escutado outras línguas ou deixado seus locais de origem. Mas assim como os povos não permanecem iguais depois de guerras e crises, estes jovens (e aqueles que por diversos motivos não continuaram o projeto) compreendem hoje que o mundo é amplo e diverso”, destacou.
Confira AQUI matéria publicada no site da IndustriAll.