Nesta quarta-feira, 24, a Secretaria Nacional de Relações do Trabalho da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em parceria com a Fundação Friedrich Ebert-FES, realizou o primeiro dia do Seminário “Cenários para as relações de trabalho no Brasil”. A atividade, que terá encerramento no dia 25 de agosto, acontece em Brasília e aborda os projetos de flexibilização trabalhista, a reforma da previdência, a ação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores e os desafios para o movimento sindical.
Dentre os expositores estão as assessorias jurídica e parlamentar da CUT, do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos). O senador Paulo Paim e o deputado Vicentinho também participam dos debates.
A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores/as do Ramo Vestuário da CUT, Cida Trajano, e o dirigente do Ramo Vestuário e membro da direção executiva da CUT/RS, Antônio Guntzel, estão em Brasília e acompanham a atividade. “Ao todo são 57 projetos que estão em andamento na Câmara e no Senado que retiram direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. Além disso, enfrentamos as iniciativas do governo golpista e ilegítimo de Michel Temer, que imprimem o retrocesso para a classe trabalhadora”, afirma Trajano.